Silvio lidera na sondagem estimulada, mas empata com Fabio Novo na espontânea

Essa é a primeira pesquisa realizada pelo instituto Data AZ após as convenções partidárias

Por Redação do Portal AZ,


 

O candidato do União Brasil a prefeito de Teresina, Silvio Mendes, lidera a corrida pelo cargo na primeira pesquisa do Instituto Data AZ após as convenções partidárias. Na sondagem estimulada ele aparece com 43,13% das intenções de votos, 5,13% acima do deputado estadual Fábio Novo, do PT, que tem 37%. 
 

Foto: Instituto Data AZNa Estimulada, no total geral Silvio Mendes mantém-se na liderança com diferença de 5% sobre Fábio Novo
Na Estimulada, no total geral Silvio Mendes mantém-se na liderança com diferença de 5% sobre Fábio Novo

Na pesquisa espontânea, os dois estão tecnicamente empatados. Silvio tem 33,88% ante 31,38% de Novo.
Como a margem de erro dessa pesquisa é de 3,5% para mais ou para menos, na pesquisa espontânea a diferença de 2,5% entre os dois candidatos que polarizam a disputa indica um empate técnico.

Foto: Instituto Data AZPesquisa espontânea mantém os candidatos colados
Pesquisa espontânea mantém os candidatos colados

A pesquisa estimulada indica ainda que poderá haver um segundo turno, pois nem Sílvio Mendes nem Fabio Novo somam os necessários 50% mais um dos votos válidos para fechar a eleição na primeira rodada.

Se considerados os votos dos candidatos Dr. Pessoa (4,38%), Professor Tonny (1%), Lourdes Melo (0,75%), Telsírio Alencar (0,50%), Francinaldo Leão (0,25%), Geraldo Carvalho (0,25%) e Santiago Belisário (0,13%), chega-se a 7,26%. Somados ao candidato Fabio Novo, que vem em segundo lugar na disputa, chega-se a 44,26% mais que os 42,13% das intenções de votos de Silvio Mendes.

Na sondagem estimulada os indecisos somam 9,13%, ou seja, mais que o total de intenções de voto dos candidatos até aqui não competitivos, e os eleitores que declaram voto nulo, branco ou nenhum candidato, 4,5%.
 
SONDAGEM ESPONTÂNEA
 
O acirramento da disputa evidenciada por uma possibilidade de segundo turno demonstrada na atual pesquisa se faz ver ainda mais na sondagem estimulada, aquela em que eleitor diz o nome do candidato sem que lhe sejam apresentados os concorrentes.

Sílvio Mendes aparece com 33,88% das intenções de voto ante 31,38% de Fabio Novo – uma diferença de 2,5%, pouco maior que o percentual obtido pelo prefeito Dr. Pessoa, terceiro colocado, com 2,25%.
O candidato professor Tonny aparece com 0,25%, seguido de Lourdes Melo com 0,13%. Embora não sejam candidatos, o governador Rafael Fonteles (PT) e o vice de Silvio Mendes, Jeová Alencar (Republicanos) são citados com 0,13%.

Na sondagem espontânea o percentual de indecisos ´é três vezes maior que na pesquisa estimulada: 27,38%, enquanto os que declaram votar branco ou nulo ou não escolhem nenhum candidato chegam a 4,50%.
 
REJEIÇÃO

O prefeito Dr. Pessoa segue como o mais rejeitado entre os candidatos à prefeitura de Teresina: 58,50% dos eleitores dizem que não votariam nele de jeito nenhum. Na pesquisa anterior, em julho, a rejeição ao prefeito era de 68,38%.
Fabio Novo apresentou rejeição de 15,88% em agosto, o que aponta para aumento desse dado negativo na comparação com julho, quando sua rejeição bateu 8,38%.

Foto: Instituto Data AZDr Pessoa segue o mais rejeitado entre os candidatos. Seguido de Fábio Novo
Dr Pessoa segue o mais rejeitado entre os candidatos. Seguido de Fábio Novo

Silvio Mendes teve em agosto rejeição de 6,38%, também com crescimento ante a pesquisa anterior, quando era rejeitado por 4,23%, dos eleitores.
rejeição de 4,23%, contra 4% em junho.
Lourdes Melo teve rejeição de 5,13% e Professor Tonny, 1,5%.
Os candidatos Telsírio Alencar, Francinaldo Leão, Geraldo Carvalho e Santiago Belisário tiveram rejeição abaixo de um ponto percentual – o que indica menos um fator positivo e mais o desconhecimento de suas candidaturas pelos eleitores.
 
CERTEZA DO VOTO

Além de acirrada, a disputa pela prefeitura de Teresina pode mexer com os nervos de quem está evolvido, direta ou indiretamente. Isso porque a pesquisa Data AZ apurou que os votos que podem ser amealhados pelos candidatos podem ser menos de um terço dos votantes.

Foto: Instituto Data AZO eleitor mesmo não botando confirma eventual vitória de Silvio Mendes
O eleitor mesmo não votando confirma eventual vitória de Silvio Mendes

Segundo a pesquisa sobre decisão quanto ao voto, quase dois terços dos eleitores (66,25%) dos eleitores disseram não estar mais dispostos a mudar sua escolha.
Os que consideram a mudança somam 21,25% e os que se declaram indecisos quanto a mudar ou não, 12,50%.

Foto: Instituto Data AZEm eventual segundo turno Silvio Mendes vence Fábio Novo
Em eventual segundo turno Silvio Mendes vence Fábio Novo

Num cenário de decisão do eleitor, mais incerteza quanto aos resultados, 43% dos eleitores dizem que o vencedor da eleição será Silvio Mendes, ante 40,88% que acreditam na vitória de Fabio Novo.
 
PESQUISAS ESTIMULADAS DATA AZ

Foto: ReproduçãoPesquisas estimuladas
Pesquisas estimuladas


Fonte: Pesquisas Data AZ.

FICHA TÉCNICA DA PESQUISA

Universo da Pesquisa: 
Bairros e localidades das zonas urbana e rural do município de Teresina.
Tamanho da amostra: 800 entrevistas individuais e domiciliares, sendo 752 na zona urbana e 48 na zona rural.
Margem de erro: 3,5% (para mais ou menos), com nível de confiança de 95%, nível de significância de 5%.
Responsabilidade técnica: o Instituto de Pesquisa Data AZ.
Número de registro: PI-06639/2024
Período de realização da pesquisa:  15 e 16 de agosto de 2024.

Fonte: Portal AZ

Comente

Pequisar