Número de municípios com único candidato para prefeitura dobra em 2024

O crescimento expressivo de candidaturas únicas reflete desafios para disputa eleitoral em pequenas cidades; a média populacional dos municípios com candidato único é de 6,7 mil habitantes.

Por Carlos Sousa,

O Brasil registrou um aumento significativo no número de municípios com apenas um candidato concorrendo à prefeitura nas eleições de 2024. De acordo com dados da Confederação Nacional de Municípios (CNM), o número de cidades com candidaturas únicas dobrou em comparação com 2020, passando de 108 para 214 municípios. Esse é o maior número de candidaturas únicas desde o início da série histórica, em 2000. Em tais municípios, basta apenas um voto para que o candidato seja eleito.

Foto: ReproduçãoUrna eletrônica

Paulo Ziulkoski, presidente da CNM, apontou que a falta de recursos financeiros, apoio técnico, questões burocráticas e entraves jurídicos são fatores que desencorajam a candidatura em pequenas cidades, tornando a vida pública desafiadora.

A média populacional dos municípios com candidato único é de 6,7 mil habitantes. Os estados com o maior número de candidaturas únicas são Rio Grande do Sul (43), Goiás (20) e Mato Grosso (9). Além disso, o total de candidaturas em todo o país caiu 20%, de 19,3 mil em 2020 para 15,4 mil em 2024.

Outro dado relevante é o aumento do número de municípios com até dois candidatos à prefeitura, que agora representam 53% dos municípios brasileiros, em comparação com 38% em 2020. Cerca de 1,6 milhão de brasileiros vivem em cidades com candidaturas únicas, o que representa 0,8% da população, enquanto 35,7 milhões terão apenas duas opções de candidatos para escolher.

Em relação ao perfil dos candidatos únicos, a maioria é composta por homens (88%), de cor branca (74%) e filiados a partidos de direita (57%). A CNM revelou que 47% dos candidatos únicos ocupam atualmente o cargo de prefeito, 11% são empresários e 7% são agricultores. Os partidos com maior número de candidaturas únicas são MDB (24%), PSD (16%), PP (13%) e União (11%).

Fonte: Agência Brasil

Comente

Pequisar