Usuários afirmam acessar X no Brasil mesmo sem decisão do STF
Sem posicionamento oficial do Supremo, causa do acesso ao X pode ser instabilidade no bloqueio
Apesar de relatos de usuários afirmando que conseguiram acessar a plataforma X no Brasil na manhã desta quarta-feira (18/9), o Supremo Tribunal Federal (STF) não emitiu qualquer decisão autorizando o uso da rede social no país. O tribunal ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso e não há decisões pendentes sobre o tema até o momento.
A causa desse acesso por parte de alguns usuários ainda é incerta, mas há indícios de que o funcionamento do X, anteriormente bloqueado, possa ser resultado de uma instabilidade técnica no sistema de bloqueio. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que não houve mudança na determinação do STF e que está monitorando os casos relatados, realizando fiscalizações diárias e enviando relatórios ao tribunal.
O bloqueio à rede social, de propriedade de Elon Musk, foi decretado em 30 de agosto após o empresário descumprir ordens judiciais e não indicar um representante legal no Brasil, como exigido pelo Marco Civil da Internet. A Primeira Turma do STF confirmou a suspensão da plataforma, bem como a aplicação de multa de R$ 50 mil para quem tentar acessar a rede por meios alternativos, como VPN.
Embora alguns brasileiros tenham conseguido entrar na plataforma sem o uso de VPN, o STF ainda não se manifestou oficialmente sobre a suposta reativação. A frase "o Twitter voltou" chegou a figurar entre os tópicos mais comentados no X durante a manhã desta quarta-feira.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Fonte: Correio Braziliense