E-título terá o donwload suspenso no dia das eleições
O aplicativo deve ser baixado só até sábado (5), para evitar instabilidade na hora de votar
Com o primeiro turno das eleições municipais marcado para 6 de outubro, eleitores que desejam utilizar o e-Título como documento digital de votação devem observar algumas recomendações, como fazer o download do aplicativo até o dia 5, no sábado. No dia da eleição, o download será suspenso para evitar sobrecarga nos sistemas.
O e-Título é gratuito e pode ser baixado nas lojas de aplicativos Apple e Android. Além de funcionar como documento de identificação, ele fornece informações sobre o local de votação e permite justificativa de ausência. Para votar utilizando o título digital, é necessário que o aplicativo contenha a biometria e a foto do eleitor, além de estar atualizado. Caso essas condições não sejam cumpridas, será preciso apresentar um documento oficial com foto, como a carteira de identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou carteira de trabalho.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
O aplicativo já contabiliza 75 milhões de downloads e 46 milhões de contas cadastradas, mas o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) alerta que muitos usuários ainda precisam atualizar o app. Esse processo pode ser feito pela aba de atualização da loja do aplicativo.
No dia da eleição, não será permitido portar celulares na cabine de votação, e os dispositivos deverão ser deixados com os mesários.
Justificativa de Ausência
O e-Título também pode ser utilizado para justificar a ausência nas eleições. Os eleitores que não estiverem em seu domicílio eleitoral devem fazer a justificativa, já que não é permitido o voto em trânsito em pleitos municipais. O prazo para justificar a ausência é de 60 dias após cada turno. Quem não votar no primeiro turno ainda poderá participar do segundo.
Fonte: Com informações da Agência Brasil