Prefeitura de Teresina exonera comissionados e acumula 381 cortes em três dias
Cortes fazem parte do ajuste fiscal anunciado para reduzir gastos e economizar R$ 20 milhões até o final do ano
A Prefeitura de Teresina oficializou a exoneração de mais 40 servidores comissionados na edição de sexta-feira (25) do Diário Oficial do Município (DOM). A medida faz parte de uma série de cortes que vêm sendo implementados desde o início do mês como parte de um ajuste fiscal, já totalizando 381 exonerações em apenas três dias.

Os cortes foram distribuídos entre três decretos assinados pelo prefeito Dr. Pessoa (PRD) nos dias 14, 23 e 24 de outubro. Entre os servidores dispensados nesta última leva, 30 eram lotados na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), seis na Secretaria Municipal de Educação (Semec) e quatro na Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (SEMA).
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
A primeira rodada de exonerações ocorreu no último dia 14, afetando 40 servidores. Em seguida, na quarta-feira (23), um novo decreto foi publicado, resultando no desligamento de 275 comissionados de pelo menos nove órgãos municipais. Entre as áreas mais impactadas, estavam a Fundação Municipal de Saúde (FMS), com 169 exonerações, e a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), que perdeu 23 servidores entre as últimas quarta e quinta-feira (24).
As exonerações são justificadas pela Prefeitura como parte de um plano para reduzir em até 30% o número de cargos comissionados, segundo o decreto assinado por Dr. Pessoa. A gestão argumenta que a folha de pagamento atual representa um índice “elevado” de participação nos gastos municipais, o que motivou a implementação do ajuste fiscal para garantir uma economia estimada em R$ 20 milhões até o final do ano.
A lista de exonerações na Fundação Municipal de Saúde inclui 169 servidores, tornando-se o órgão mais impactado até o momento.
Além do corte de cargos comissionados, o pacote de medidas da Prefeitura para conter despesas inclui a suspensão de reajustes salariais, de convocações de concursados e da criação de novos cargos. Também foram limitadas a aquisição de veículos, locações de imóveis, e a realização de eventos com serviços de buffet ou locação de espaços.
A Prefeitura informou ainda que o ajuste fiscal não interfere nos concursos públicos planejados, mantendo as seleções previstas para cargos efetivos em andamento.
Fonte: Portal AZ