Mulheres à frente: Eleições municipais revelam novo cenário
Emília Corrêa e Adriane Lopes são as únicas prefeitas eleitas em capitais brasileiras para
As eleições municipais de 2024 trouxeram um cenário de destaque, com a eleição de apenas duas prefeitas para capitais brasileiras. Emília Corrêa, do PL, assumirá a prefeitura de Aracaju-SE, enquanto Adriane Lopes, do PP, foi reeleita para comandar Campo Grande-MS a partir de 2025, após vitórias no segundo turno no último domingo (27).
Candidatas em Segundo Turno
Além das eleitas, outras seis mulheres chegaram ao segundo turno em capitais, representando uma queda significativa em relação a 2020, quando houve 20 candidatas nessa fase. Nomes como Rose Modesto, Natália Bonavides, Janad Valcari, Maria do Rosário, Cristina Graeml e Mariana Carvalho se destacaram nessa etapa do processo eleitoral.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Aumento de Representatividade
No primeiro turno, 724 mulheres foram eleitas em municípios, representando 13% do total de cidades. Esse número já demonstra um avanço em comparação com 2020, quando 663 mulheres foram eleitas (12%). De acordo com a Consultoria-Geral da Câmara dos Deputados, em 2024 houve um aumento de dois pontos percentuais na representatividade feminina eleita, totalizando 17,92% do total de eleitos, enquanto em 2020 esse número era de 15,83%.
No cenário das vereadoras, houve um aumento significativo: das 58 mil vagas disponíveis, 10,6 mil (18,24%) foram ocupadas por mulheres, em comparação com os 16,13% (9,3 mil vagas) de quatro anos atrás, evidenciando um avanço na representatividade feminina nos cargos legislativos municipais.
Retrospectiva de 2020
No ano de 2020, nenhuma mulher foi eleita prefeita de capitais, porém, em cidades com mais de 200 mil habitantes, oito candidatas alcançaram a vitória. Nomes como Suellen Silva, Raquel Chini, Raquel Lyra, Elisa Gonçalves, Elizabeth Silveira, Marília Campo, Margarida Salomão e Paula Mascarenhas assumiram prefeituras e contribuíram para a representatividade feminina em cargos executivos municipais.