Alepi propõe distribuição gratuita de fones antirruído para autistas
Projeto visa oferecer proteção sensorial para pessoas com autismo e hipersensibilidade auditiva
Nesta terça-feira (5), o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado estadual Franzé Silva (PT), apresentou um Indicativo de Projeto de Lei que propõe a criação de um programa para distribuição gratuita de fones de ouvido antirruído a pessoas com autismo e outros transtornos relacionados à hipersensibilidade auditiva.
A proposta, que está em fase de análise, prevê que a distribuição dos fones ocorra mediante apresentação de um laudo médico ou psicológico que ateste a necessidade do dispositivo para a pessoa com autismo. Com a aprovação do projeto, o Poder Executivo do Piauí será responsável pela regulamentação da norma, incluindo os procedimentos de cadastro e documentação, os parâmetros para a distribuição, além dos critérios de seleção dos fones mais adequados para cada caso.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
De acordo com o deputado Franzé Silva, a iniciativa surge em resposta às demandas de pais e organizações que atuam na defesa dos direitos das pessoas autistas. “Sabemos que muitos autistas sofrem com hipersensibilidade a estímulos sonoros, o que compromete sua qualidade de vida, gerando sofrimento, angústia, aversão e até dor física,” destacou o parlamentar. Ele defende que a distribuição dos fones antirruído pode ser um importante passo para reduzir o desconforto auditivo desses indivíduos, promovendo inclusão e bem-estar.
Fonte: Alepi