Galeria de ex-presidentes destruída em 8 de janeiro é reinaugurada no Planalto

Espaço reabre com novo quadro, que exibe foto da destruição causada na invasão

Por Dominic Ferreira,

Quase dois anos após os atos antidemocráticos de 8 de janeiro, o Palácio do Planalto reinaugurou, nesta quarta-feira (6), a galeria de ex-presidentes. Localizado no térreo do Palácio, o espaço exibe fotos em preto e branco de todos os ex-presidentes do Brasil. A única imagem colorida é do atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, por ele ainda estar em exercício.

Foto: Reprodução/CNNCapa
Espaço reabre com novo quadro, que exibe foto da destruição causada na invasão.

Além das fotos, cada quadro traz a data de nascimento dos ex-presidentes, e há também um painel à esquerda da galeria listando os períodos de cada mandato. Durante os atos de 8 de janeiro, as fotografias foram destruídas nas invasões às sedes dos Três Poderes, e a galeria permaneceu coberta por um tapume durante os quase dois anos de trabalho de reconstrução.
Em abril, a primeira-dama Rosângela Lula da Silva visitou o local para acompanhar o andamento das reformas, mencionando na época que o espaço já estava quase pronto. A reabertura, no entanto, ocorreu somente sete meses depois e sem qualquer cerimônia oficial.
A novidade da galeria é a inclusão de uma foto que mostra o estado de destruição do espaço após o 8 de janeiro, adicionando uma nova camada histórica ao ambiente e marcando um período crítico para o país.

Fonte: CNN Brasil

Comente

Pequisar