Cadê Thanandra? Vereadora está fora do secretariado municipal
Ela e muitas outras mulheres. De quase 30 cargos, apenas 4 mulheres foram escolhidas para o secretariado
A vereadora Thanandra Sarapatinhas, que ficou como primeira suplente do Republicanos, era um dos nomes esperados para assumir como suplente de vereadora na Câmara Municipal de Teresina, ou na lista do Secretariado do prefeito eleito Silvio Mendes (UB).
Esposa do vice-prefeito eleito Jeová Alencar, Thanandra era figura esperada pelo menos na pasta de Meio Ambiente, devido a sua pauta na defesa da causa animal, mas o anúncio não aconteceu e a vereadora ficou de fora da lista do secretariado anunciado na manhã desta terça (12).
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Até o momento não se sabe o destino político de Thanandra e de outras mulheres que tiveram participações importantes e ativas na campanha de Silvio Mendes. Cadê Ravenna Castro, que deixou Fábio Novo (PT) e virou coordenadora da campanha de Silvio?
Outros nomes expressivos como o da ex-superintendente do Incra, Thays Moura (Progressistas), que também apoiou Silvio Mendes, sequer foram cogitados.
A renomada professora trans, Danny Barradas (Progressistas), que também apoiou o prefeito eleito Silvio, uma das mais reconhecidas professoras de Teresina, por ser uma excelente profissional na área do ensino da literatura, também não foi lembrada por Silvio Mendes na escolha do secretariado. Ou, se chegou a ser cogitada ou até convidada, não se sabe.
Ravenna
Aliada de linha de frente, que chegou com forte presença na campanha de Silvio, a jornalista e advogada Ravenna Castro (Podemos) também parece ter sido preterida.
Ravenna já foi candidata a governadora do Piauí, iniciou a campanha com o candidato a prefeito Fábio Novo (PT), mas decepcionada com os rumos da campanha do petista, declarou apoio a Silvio Mendes(UB), sendo anunciada pelo próprio Silvio como uma das coordenadoras de sua campanha, levando para o palanque do prefeito eleito a defesa da causa autista, que teve grande repercussão na eleição.
Todas elas parecem ter sido preteridas, perdendo espaços consideráveis para homens na hora da escalação do secretariado mais próximo de Silvio Mendes.
Três partidos apoiaram Silvio Mendes oficialmente, sendo eles o União Brasil, partido que lançou o próprio prefeito Silvio, o Progressistas, de Ciro Nogueira, e o Republicanos, do pastor Gessivaldo.
Em cada partido, uma cota de 30% exigida por lei foi preenchida, sendo pelo menos 30 candidatas somadas dos três partidos, além de aliadas que não foram candidatas, como o caso da ex-candidata a governadora, Ravenna Castro.
Com um total de 30 pastas de secretariado, foram anunciadas apenas quatro mulheres, sendo uma delas, a mãe do senador Ciro Nogueira, dona Eliane Nogueira (na Assistência Social), a judoca Sarah Menezes (nos Esporte), Rosa Monteiro Lopes (nas Mulheres) e a advogada Virginia Gomes de Moura (na Procuradoria do Município).
Após o anúncio, Silvio Mendes segue agora em viagem de dez dias para Londres, acompanhado do amigo pessoal e secretário de Saúde anunciado, Charles da Silveira.
O Portal AZ não conseguiu ouvir o prefeito e o vice eleitos, mas s abre espaços para eventuais manifestações.
Fonte: Portal AZ