UOL diz que governador e senador do Piauí têm antepassados ligados à escravidão
O texto da UOL se baseia em trabalho da Agência Pública
Passado escravocrata
Embora essa não seja exatamente uma novidade, dado o fato de que a maior parte da elite política brasileira é branca ou se diz branca, o portal UOL listou o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT) e o senador Ciro Nogueira (PP) a antepassados que estiveram ligados à escravidão.
Fonte alemã
O texto da UOL se baseia em trabalho da Agência Pública e do site alemão DW. Trata-se do Projeto Escravizadores, uma investigação inédita da agência veiculada pela DW, que mapeou os antepassados de mais de cem autoridades brasileiras do Executivo e Legislativo para identificar se havia casos de uso de mão de obra escravizada.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
33 nomes
O que se apurou é que 33 dos 116 nomes pesquisados apresentaram antepassados com ligação à instituição escravocrata – o que pode até ser pouco, considerando que no Brasil o poder está mais para grande do que para senzala.
Convém informar que, conforme realça o site UOL e a DW, muitos dos políticos sequer sabiam dessa ligação de seus antepassados à escravatura.
Presidentes
Foram investigados oito ex-presidentes da República e quatro têm antepassados ligados à escravidão: José Sarney, Fernando Henrique Cardoso, Fernando Collor e Itamar Franco.
Se olhassem para a Primeira República, os investigadores teriam visto mais gente.
Leia na coluna Direto da Redação
Fonte: Portal AZ com Informações UOL