Audiência Pública discute fim da escala 6X1 e redução da jornada de trabalho

A audiência tem como objetivo fortalecer movimento e preparar aprovação da PEC que propõe 36 horas semanais

Por Dominic Ferreira,


O movimento Vida Além do Trabalho (VAT), em parceria com a deputada Erika Hilton (PSol-SP), organiza uma audiência pública na Câmara dos Deputados para discutir o fim da escala 6x1, que obriga trabalhadores a atuarem seis dias por semana com apenas um dia de descanso. A audiência, marcada para a próxima quarta-feira (4), busca pressionar os parlamentares a apoiarem a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que propõe a redução da jornada de trabalho semanal de 44 para 36 horas. A iniciativa é parte de uma série de ações para garantir que a PEC seja aprovada sem dificuldades quando for protocolada no Congresso.  

Foto: Reprodução/Instagram/Erika Hilton/@hilton_erikaCapa
Vida Além do Trabalho (VAT).

Rick Azevedo, líder do VAT e vereador eleito no Rio de Janeiro pelo PSol, destacou que a audiência tem como objetivo mobilizar os trabalhadores e conscientizar a população sobre seus direitos. A proposta, apoiada por um amplo movimento nacional, já conseguiu reunir uma significativa adesão, incluindo a coleta de assinaturas por meio de uma petição pública. A ação também visa preparar o terreno para que a PEC seja rapidamente discutida e aprovada quando chegar ao Congresso Nacional.  
Em paralelo às discussões políticas, o VAT tem promovido ações no Brasil inteiro para fortalecer a luta pela redução da jornada de trabalho. No final de novembro, trabalhadores da Pepsico em Sorocaba, São Paulo, realizaram a primeira greve em prol do fim da escala 6x1. A paralisação, que durou quatro dias, foi interrompida por uma assembleia onde ficou acordado que a empresa apresentaria uma nova proposta de jornada até o dia da audiência pública.  
Além disso, o VAT iniciou uma série de panfletaços pelo país para informar a população sobre a proposta de mudança na jornada de trabalho. As ações começaram no Espírito Santo e em Campo Grande, com o objetivo de engajar ainda mais pessoas para a causa. Em Brasília, o movimento também inicia uma série de panfletagens a partir deste domingo (1º/12), que acontecerão até o final de dezembro, em diferentes locais da capital.

Fonte: Correio Braziliense

Comente

Pequisar