Lula deve deixar UTI nesta sexta-feira; alta hospitalar fica para próxima semana

Apesar da internação, Lula tem mantido a agenda de trabalho em assuntos prioritários

Por Redação do Portal AZ,

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve ser transferido para um quarto comum no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, nesta sexta-feira (13), após evoluir bem do procedimento realizado na região craniana. De acordo com a equipe médica, a alta hospitalar é esperada entre segunda (16) e terça-feira (17), caso não haja intercorrências.

Foto: Marcelo Camargo/Agência BrasilLuís Inácio Lula da Silva
Luís Inácio Lula da Silva

Na manhã de quinta-feira (12), Lula passou por uma embolização de artéria meníngea média, técnica que reduz o risco de novos sangramentos. À noite, o dreno intracraniano foi retirado com sucesso. “Ele está lúcido, orientado e evoluindo muito bem”, destacou Roberto Kalil Filho, médico do presidente.

O neurologista Rogério Tuma também reforçou que Lula está com o estado neurológico normal, apto para retomar suas atividades cotidianas após o repouso necessário. “A recomendação é evitar esforços físicos e mentais, além de situações que possam gerar estresse ou ansiedade”, explicou Tuma.

Após deixar o hospital, Lula continuará em Brasília sob acompanhamento da equipe médica liderada por Ana Helena Germoglio. A orientação é que ele volte gradualmente às suas funções, respeitando o repouso relativo.

Atividade governamental

Apesar da internação, Lula tem mantido a agenda de trabalho em assuntos prioritários. Na quinta-feira, sancionou a lei que cria o mercado regulado de carbono e um decreto voltado à transformação digital. Os atos foram assinados por meio de um mecanismo organizado pela Casa Civil, garantindo que os prazos legais fossem cumpridos.

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, ressaltou que esses temas já haviam sido discutidos previamente com o presidente e que, agora, a orientação é preservar Lula de questões não urgentes. “Estamos dando o tempo necessário para que ele se recupere sem sobrecargas”, afirmou.

Em redes sociais, a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, comentou sobre a recuperação do presidente: “Depois de um procedimento complementar muito bem-sucedido, o presidente Lula e eu estamos felizes pela certeza de que, em mais uns dias, essa página estará virada.”

A previsão é que Lula retome suas atividades na residência oficial, o Palácio da Alvorada, na próxima semana, com limitações temporárias para garantir uma recuperação completa.

Fonte: Com informações do Correio Braziliense

Comente

Pequisar