Em reunião, Silvio Mendes discute ações preventivas para o período de chuvas

Encontro discutiu danos causados pela chuva e estratégias de limpeza e assistência

Por Dominic Ferreira,


O prefeito de Teresina, Silvio Mendes (União Brasil), se reuniu com o secretariado municipal, neste sábado (4), para avaliar os danos causados pela forte chuva e ventania que atingiram a capital na sexta-feira (3), e definir ações preventivas para o período chuvoso. O encontro ocorreu no salão nobre da Prefeitura de Teresina, com a presença de representantes do Corpo de Bombeiros e da Equatorial Piauí.

Foto: Reprodução/PMTSilvio Mendes
Silvio Mendes

O prefeito destacou a importância de agilizar a limpeza urbana, especialmente em áreas próximas a bueiros e galerias. A zona rural também terá mutirões de limpeza nos próximos dias, com o objetivo de deixar a cidade limpa até o final de janeiro de 2025.

Foto: Reprodução/PMTSilvio Mendes
Silvio Mendes juntamente com o Secretariado Municipal buscam alinhamento de ações para os danos causados pelas chuvas.

Outro ponto debatido foi a sinalização de trânsito, que foi prejudicada pela falta de energia elétrica em várias regiões, com 70 ocorrências de sinais desligados. As ações para resolver o problema serão coordenadas com a Equatorial Piauí.
Silvio Mendes também ressaltou a necessidade de assistência aos grupos vulneráveis, como as pessoas em situação de rua, que sofrem com a falta de abrigo durante a chuva. Cerca de 20 pessoas foram acolhidas pela Secretaria de Ação Social na sexta-feira. O prefeito afirmou que a união dos esforços da Prefeitura, Corpo de Bombeiros e Equatorial Piauí garante a preparação para os próximos desafios.

Foto: Reprodução/PMTSilvio Mendes
O prefeito comunicou durante reunião que cerca de 20 pessoas foram acolhidas peça Secretaria de Ação Social.

“Analisamos os danos da chuva de ontem, mais do que a chuva, a ventania. Os estragos foram feitos e tivemos um diagnóstico feito pelos bombeiros, pela Equatorial, pelas SDUs, pela SDR. Então, todos estão atualizados; formamos um grupo para trabalhar. Se você somar o esforço da Equatorial, do Corpo de Bombeiros, da Prefeitura de Teresina, com certeza vamos estar preparados para o que vier pela frente. E também, sem esquecer, das pessoas mais fragilizadas. Ontem, cerca de 20 pessoas foram acolhidas pela Secretaria de Ação Social”, enfatiza, Silvio Mendes.


Além da limpeza, o superintendente de Desenvolvimento Urbano – Norte, Alan Brandão, falou sobre a identificação de pontos de alagamento e inundações, especialmente na zona norte da cidade, onde equipes estiveram durante e após a chuva para realizar a limpeza de galhos e árvores caídas. O coronel Nunes, secretário de Defesa Civil, também participou da operação de corte de árvores e pediu a colaboração da população nas ações preventivas.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Comente

Pequisar