Rússia rebate ameaças de Trump e nega planos para moeda comum no BRICS

Kremlin afirma que grupo foca em plataformas de investimento, não em criar nova moeda

Por Viviane Setragni,

O Kremlin respondeu às recentes ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que sugeriu a imposição de 100% de tarifas aos países do BRICS, caso estes desenvolvessem uma moeda própria para substituir o dólar como reserva internacional.

Foto: Reprodução | XDonald Trump.
Donald Trump.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, esclareceu que o BRICS — composto por Brasil, Rússia, Índia, China e outros países — nunca discutiu a criação de uma moeda comum, mas sim a criação de plataformas conjuntas de investimento para facilitar investimentos mútuos e em terceiros países.

Peskov destacou que as declarações de Trump não são novidade, mencionando que ameaças semelhantes foram feitas anteriormente. Ele sugeriu que especialistas norte-americanos deveriam explicar melhor a agenda do BRICS ao presidente Trump, enfatizando que o grupo não tem intenção de estabelecer uma nova moeda, mas sim de fortalecer a cooperação econômica por meio de investimentos conjuntos.

Anteriormente, o Kremlin havia alertado que tentativas dos Estados Unidos de forçar países a utilizarem o dólar poderiam ter efeitos adversos, especialmente no contexto das sanções ocidentais impostas à Rússia devido ao conflito na Ucrânia. As discussões dentro do BRICS têm se concentrado em aumentar o uso de moedas nacionais nas transações comerciais, uma iniciativa que ganhou força após as sanções ocidentais contra a Rússia.

Fonte: CNN Brasil

Saiba mais sobre:

Comente

Pequisar