Datafolha diz que somente 1 em 3 nordestinos aprova o governo Lula
O Nordeste segue como o único a manter o índice de aprovação
Reduto histórico do PT e que sempre fez a diferença para Lula nas campanhas presidenciais, mesmo a de 2018, quando o partido perdeu para Jair Bolsonaro, o Nordeste parece estar se distanciado do presidente. Pelo menos é o que se pode depreender do resultado da pesquisa Datafolha que aferiu uma queda de 49% para 33% da aprovação a Lula na região.

A pesquisa indica, então, que de cada três eleitores da região aprovam o governo do presidente Lula – numa escala maior que a média do país, que é de 24%, ou seja, um em cada quatro eleitores ouvidos na pesquisa desaprovam a gestão presidencial do petista.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
A queda de 16% na aprovação ao presidente no Nordeste – de 49% para 33% - foi aferida em pesquisa divulgada na sexta-feira, 14 de fevereiro, na qual se apontou a pior avaliação positiva do presidente em todos os seus mandatos até agora, com 24% de aprovação geral.
Mesmo com a queda, os eleitores do Nordeste seguem como são os únicos a manter o índice de aprovação numericamente maior do que o de reprovação, que está em 30%.
Como a margem de erro é de quatro pontos no segmento, a porcentagem entre avaliação positiva e negativa, na prática, está empatada – o que significa também haver um terço dos eleitores que nem aprovam nem reprovam o governo ou que não sabem ou não opinam a respeito deste ponto de inquirição na amostra.
A queda de popularidade foi menor em outras regiões: no Sudeste, 11 pontos, no Centro-Oeste, nove pontos, e no Sul, cinco pontos.
As regiões Nordeste e Sudeste somam 69% dos entrevistados.
Fonte: Com informações Datafolha