Governo e Assembleia mantêm silêncio sobre servidores alvos da PF
De sua parte, a Alepi emitiu nota informando sobre o investigado
A segunda fase da Operação Escudo Eleitoral, deflagrada na manhã desta quinta-feira (03) pela Polícia Federal, trouxe à tona mais indícios da influência do crime organizado na política piauiense. Durante a ação, agentes cumpriram mandados de busca e apreensão contra funcionário terceirizado da Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (SESAPI) e notificou Assembleia Legislativa do Estado (ALEPI), além de efetuarem duas prisões — entre elas, a da vereadora Tatiana Medeiros (PSB).
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos

A identidade da segunda pessoa foi revelada ainda na manhã de hoje. Se trata de Alandilson Cardoso Passos, namorado da vereadora Tatiana Medeiros (PSB). O mandado de prisão contra ele foi executado nesta quinta-feira (03) dentro de uma penitenciária em Minas Gerais, onde já se encontra detido desde novembro de 2024, após ser alvo da Operação DENARC 64.
Ao todo, foram cumpridos oito mandados judiciais, incluindo dois de prisão preventiva, três de busca e apreensão e três de afastamento de função pública, atingindo servidores da Câmara Municipal de Teresina, da ALEPI e da SESAPI.
Apesar da gravidade das denúncias, o Governo do Estado do Piauí não se manifestou e a Assembleia Legislativa limitou-se a informar em nota que o investigado não é lotado na Casa.
A ALEPI é presidida por Severo Eulálio, enquanto a Secretaria de Saúde está sob o comando de Antônio Luiz Soares Santos.
Leia a nota emitida pela Assembleia Legislativa:
“NOTA À IMPRENSA"
A Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí informa que a Alepi foi oficialmente notificada pelas autoridades competentes acerca da operação Escudo Eleitoral e que não possui em seu quadro funcional, até o momento, nenhum servidor investigado na operação.
Ressalta que Assembleia Legislativa do Estado do Piauí não possui qualquer envolvimento com os crimes objeto da investigação e que a Alepi, como instituição pública e transparente, coloca-se à disposição das autoridades para contribuir para a melhor elucidação dos fatos.
Por fim, a Casa reitera seu compromisso com a transparência, a ética e o fortalecimento das instituições democráticas, sempre atuando de forma a garantir a confiança da sociedade nos processos institucionais.
Atenciosamente,
Diretoria de Comunicação
Assembleia Legislativa do Piauí
Exonerado
O investigado em questão, segundo dado oficiais da própria Alepi, teria sido exonerado em outubro no “decretão” do Franzé” - deputado Franzé Silva, de centenas deles, ao final de sua gestão.
As investigações da Polícia Federal seguem em andamento, e novas diligências não estão descartadas.
Fonte: Portal AZ