Ministério da Previdência anuncia exoneração do chefe de gabinete de Lupi

Novo chefe da Previdência, Wolney Queiroz, nomeia Louise Caroline para o cargo

Por Dominic Ferreira,

O governo federal anunciou a exoneração de Marcelo de Oliveira Panella, chefe de gabinete do ex-ministro da Previdência Social, Carlos Lupi (PDT). A mudança foi oficialmente publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (7). Wolney Queiroz (PDT), que assumiu a pasta após a saída de Lupi, nomeou Louise Caroline Santos de Lima e Silva como a nova chefe de gabinete. Panella ocupava a função desde a posse de Lupi em janeiro de 2023 e também exerce a função de tesoureiro nacional do PDT.

Foto: Marcelo Camargo/Agência BrasilFachada do ministério do Trabalho e Emprego e do ministério da Previdência Social.
Fachada do ministério do Trabalho e Emprego e do ministério da Previdência Social.

Louise Caroline, a nova chefe de gabinete, vinha atuando como coordenadora-geral de Assuntos Administrativos no gabinete do ministro da Casa Civil, Rui Costa, desde o início deste ano. Além da exoneração de Panella, a assessora especial do ex-ministro, Renata Magioli Santos, também foi demitida, indicando uma reestruturação significativa na equipe da Previdência.

A saída de Carlos Lupi ocorreu na última sexta-feira (2), em meio a pressões relacionadas às investigações sobre fraudes em descontos associativos no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A nomeação de Wolney Queiroz para a posição de ministro foi realizada no mesmo dia pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que buscou dar continuidade à gestão da Previdência em meio a um cenário conturbado.

Além dessas mudanças, a bancada do PDT na Câmara dos Deputados decidiu, na terça-feira (6), romper com a base aliada do governo Lula. O líder da bancada, Mário Heringer (PDT-MG), destacou que a decisão foi unânime e resultou de uma série de insatisfações com o Planalto, além de preocupações em relação às perspectivas para as eleições de 2026. A bancada expressou descontentamento, especialmente por não ter sido consultada sobre a escolha de Wolney como sucessor de Lupi, considerando isso como a gota d'água para o rompimento com o governo.

Fonte: CNN Brasil

Comente

Pequisar