Bolsonaro diz que condenação encerraria sua carreira: “Pela minha idade, acabou”

Réu por tentativa de golpe, ex-presidente declarou que condenação inviabilizaria retorno à política

Por Redação do Portal AZ,

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que uma eventual condenação no Supremo Tribunal Federal (STF) encerraria sua trajetória política. “Se eu for condenado, acabou. Pela minha idade, acabou”, declarou em entrevista ao UOL nesta quarta-feira (14). A declaração ocorre enquanto Bolsonaro responde a processos por tentativa de golpe de Estado e outros crimes relacionados aos ataques de 8 de janeiro de 2023.

Foto: Brenno Carvalho / Agência O GloboO ex-presidente Jair Bolsonaro chegando em Brasília.
Ex-presidente Jair Bolsonaro m

Aos 70 anos, Bolsonaro reconheceu que uma condenação no STF inviabilizaria qualquer plano de retorno à política. “Eu espero que isso não aconteça, muitas coisas estão acontecendo”, afirmou. Ele também comentou sobre declarações do ministro do STF Luís Roberto Barroso, que teria procurado o governo dos Estados Unidos para evitar um golpe no Brasil. “Nem eu estava sabendo”, disse Bolsonaro.

O ex-presidente é réu no STF por crimes como tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. Além de Bolsonaro, também são acusados ex-ministros e aliados próximos, como Walter Braga Netto, Augusto Heleno, Paulo Sérgio Nogueira, Anderson Torres, Alexandre Ramagem, Almir Garnier e Mauro Cid.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou denúncia formal contra o grupo, apontando que Bolsonaro liderava o núcleo central da trama golpista. A denúncia inclui acusações de planejamento de um decreto para impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e de articulação para obter apoio das Forças Armadas.

O julgamento no STF ainda não tem data marcada. Caso condenado, Bolsonaro poderá enfrentar penas que incluem prisão e inelegibilidade por tempo indeterminado, encerrando sua carreira política.

Fonte: Com informações do Correio Braziliense

Comente

Pequisar