Pedidos de reembolso de descontos indevidos passam de 1 milhão, aponta INSS

Beneficiários relatam dificuldades de acesso ao Meu INSS e ao atendimento telefônico

Por Dominic Ferreira,

Mais de 1 milhão de pedidos de reembolso referentes a descontos não autorizados feitos por entidades associativas foram registrados por aposentados e pensionistas, conforme dados divulgados pelo INSS. O número exato de solicitações chegou a 1.051.238 até a última quarta-feira, o que corresponde a 98,3% do total de consultas feitas sobre o caso. O governo espera que, com essas respostas, seja possível entender a dimensão do problema enfrentado pelos beneficiários.

Foto: Divulgação/Governo FederalAplicativo do Meu INSS
Aplicativo do Meu INSS.

Apesar do volume expressivo de pedidos, muitos beneficiários têm enfrentado dificuldades ao tentarem acessar o aplicativo Meu INSS e ao telefone 135 para registrar suas denúncias sobre os descontos indevidos. Raimundo Coelho, aposentado de 62 anos, morador da zona rural de Iranduba, no Amazonas, relatou dificuldades em acessar o aplicativo, afirmando que constantemente encontra erros ao tentar se conectar. Ele descobriu os descontos não autorizados após assistir a uma reportagem na televisão e, ao buscar informações na agência da Previdência Social, constatou que estavam descontando da sua folha de pagamento.

Em outras regiões, as dificuldades variaram. Paulo Fernandes, um aposentado de 62 anos na Ceilândia, não teve problemas de acesso ao aplicativo, mas sentiu falta de um canal para detalhar sua denúncia. Ele relatou que, após meses enfrentando descontos mensais de R$ 80 para um seguro que nunca contratou, conseguiu bloquear os descontos, mas não sem dificuldades. “Tive que me virar sozinho para entender o que estava acontecendo”, desabafou Paulo, que vive com sua esposa e enfrenta altos custos com saúde.

Em resposta à alta demanda, o INSS informou que o sistema pode enfrentar instabilidades momentâneas. Rodrigo Assumpção, presidente da Dataprev, anunciou que a infraestrutura do Meu INSS foi reforçada para suportar a alta procura. As entidades contestadas pelos beneficiários terão um prazo de 15 dias para comprovar que os descontos foram autorizados; caso contrário, deverão proceder com o reembolso.

Fonte: Correio Braziliense

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