Silvio Mendes irá ao TCE-PI para tratar sobre rombo bilionário na prefeitura
O prefeito de Teresina informou que busca uma orientação do tribunal e que irá cumprir o que for determinado
O prefeito de Teresina, Silvio Mendes, afirmou que irá acionar órgãos de controle como a Câmara Municipal e o Ministério Público Federal (MPF) para informá-los oficialmente sobre a grave crise fiscal enfrentada pela Prefeitura. O prefeito de Teresina também confirmou sua ida ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) na próxima segunda-feira (19) para tratar sobre a crise. A declaração foi dada durante entrevista a uma emissora de TV, na qual o gestor destacou que há recursos federais envolvidos na situação.

“Vou falar com o presidente Kennedy (da Corte de Contas), com a procuradora do município, às 8h da manhã. Vamos amanhecer o dia lá, pra saber qual é a orientação do Tribunal. Se ele vai analisar os processos que mandamos ou se volta alguns para a Controladoria. Vamos cumprir o que os órgãos de controle determinarem”, disse Mendes.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Desde que trouxe a público os problemas nas contas da Prefeitura, o prefeito tem evitado apontar culpados e reforça que a responsabilidade de apurar os contratos é do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), que recebeu da atual gestão cerca de 3.570 processos administrativos para revisão.
Enquanto isso, uma comissão especial criada pela Prefeitura já propôs medidas emergenciais para conter despesas. Entre elas, a suspensão de novas nomeações. “Qualquer nomeação, de qualquer natureza, só será feita em casos absolutamente indispensáveis. Está proibida qualquer nova despesa”, afirmou o prefeito.
Mendes revelou que, com as últimas decisões, a expectativa é de uma redução mensal de R$ 20 milhões nos gastos do município. “Em janeiro, tomamos medidas que se mostraram tímidas. Ontem, acrescentamos ações que devem gerar economia de R$ 20 milhões por mês. É difícil, é doloroso. Com certeza, cometemos alguma injustiça com pessoas que sempre estiveram conosco”, lamentou.
Fonte: Portal AZ