Deputado do PT assina CPMI do INSS, desafiando Lula sobre investigação
Senador Fabiano Contarato pede investigação rigorosa sobre fraudes no INSS
Contrariando a posição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o senador Fabiano Contarato (PT-ES) assinou o requerimento para a instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, que visa investigar fraudes relacionadas a aposentadorias e pensões. A informação foi confirmada pelo Correio, que noticiou o apoio de um grupo do PT ao documento. Em sua declaração nas redes sociais na quinta-feira (15), Contarato enfatizou a necessidade de uma investigação rigorosa, afirmando que fraudar aposentados e pensionistas é um crime “inaceitável” e de “crueldade imensa”.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos

O senador, que já foi líder da bancada petista no Senado, ressaltou que a CPMI deve “chegar às entranhas” do esquema de fraudes, que segundo ele teria se iniciado durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e se estendido até a atual administração de Lula. A postura de Contarato é um indicativo de que há vozes dentro do PT dispostas a investigar as irregularidades, mesmo que isso contrarie a linha oficial do partido.
Na mesma linha, o atual líder do PT no Senado, Rogério Carvalho (SE), também expressou apoio à instalação da CPMI, destacando que o objetivo não é transformar a investigação em uma disputa eleitoral, mas sim punir aqueles que roubaram os aposentados e pensionistas do INSS. Carvalho reforçou a importância de uma investigação imparcial, visando responsabilizar os culpados e proteger os direitos dos trabalhadores que contribuíram para o sistema previdenciário.
A CPMI do INSS, impulsionada pela oposição e proposta pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e pela deputada Coronel Fernanda (PL-MT) no dia 12 de maio, já conta com 269 assinaturas, incluindo a de Contarato. A próxima sessão do Congresso, onde o requerimento deve ser lido para a instalação oficial da CPMI, está prevista para o dia 27 de maio. A expectativa é que uma comitiva de parlamentares se reúna com o presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (União-AP), na próxima semana para solicitar a formação do colegiado.
Fonte: Correio Braziliense