Centro-direita vence eleição em Portugal; Chega cresce e PS sofre derrota

Aliança Democrática de Luís Montenegro conquista maioria; esquerda perde força e extrema-direita avança

Por Redação do Portal AZ,

A coligação de centro-direita Aliança Democrática (AD), liderada por Luís Montenegro, venceu as eleições legislativas em Portugal neste domingo (18), com 32,7% dos votos. A vitória marca o retorno da direita ao comando do Parlamento português após a queda do governo em fevereiro.

Foto: Agência BrasilPrevidência Social
Previdência Social

A disputa pelo segundo lugar ficou acirrada entre o Partido Socialista (PS), de centro-esquerda, e o partido de extrema-direita Chega, ambos com cerca de 23% dos votos e 58 assentos cada no Parlamento. Com quase 100% das urnas apuradas, a AD garantiu 89 cadeiras.

Durante discurso a apoiadores em Lisboa, na madrugada desta segunda (noite de domingo no Brasil), Luís Montenegro afirmou que pretende governar para todos e reforçou compromissos com a valorização do trabalho, investimentos, segurança, produtividade e regulação da imigração. “Vamos ser, como sempre fomos, o governo para todos, todos, todos”, declarou.

O grande derrotado do pleito foi o PS, que teve seu pior desempenho desde a década de 1980. O líder Pedro Nuno Santos anunciou que deixará a liderança do partido, reconhecendo “tempos duros e difíceis para a esquerda”.

Por outro lado, o Chega, partido ultradireitista liderado por André Ventura, comemorou o resultado expressivo que o colocou como uma das principais forças políticas do país. “O Chega matou hoje o bipartidarismo em Portugal”, disse Ventura, ao afirmar que o partido rompeu com a tradição política dominante das últimas décadas.

Distribuição de assentos no Parlamento português:
AD (centro-direita): 89
PS (centro-esquerda): 58
Chega (extrema-direita): 58
Iniciativa Liberal: 9
Livre: 6
CDU: 3
JPP: 1
PAN: 1
Bloco de Esquerda: 1

Fonte: Com informações do Infomoney

Comente

Pequisar