Alckmin elogia decisão de Moraes sobre IOF e defende diálogo na política

Vice-presidente considera audiência de conciliação um passo importante para o país

Por Dominic Ferreira,

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin (PSB), elogiou a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu os decretos do governo que aumentavam a alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). A declaração foi feita neste sábado (5) durante a cúpula do BRICS.

Foto: Divulgação/Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e ServiçosOK

Alckmin considerou que Moraes agiu com "sabedoria" ao determinar que governo e Congresso realizem uma audiência de conciliação para discutir o tema da alíquota do IOF. "O diálogo é um bom caminho. Então vamos aguardar”, afirmou o vice-presidente. A reunião está marcada para 15 de julho, às 15h.

Durante sua participação na cúpula, Alckmin também destacou o papel do BRICS como um motor da economia global. “Juntos, representam mais de 40% do PIB mundial e mantêm taxas de crescimento acima da média global. Por isso, são grandes promotores do desenvolvimento”, ressaltou.

Além de comentar sobre a decisão de Moraes, Alckmin defendeu o multilateralismo como uma forma de evitar "protecionismos" entre os países. Ele enfatizou a importância da conclusão das negociações dos acordos do Mercosul com a União Europeia, finalizado em 2024, e com os países do EFTA, anunciado na semana anterior.

“É o multilateralismo, a defesa do livre comércio, a complementariedade econômica de investimentos e promoção do desenvolvimento”, concluiu Alckmin, reafirmando a necessidade de uma colaboração internacional robusta para o crescimento econômico.

Fonte: Correio Braziliense

Comente

Pequisar