Lula rejeita carta enviada por Trump e avisa que “Brasil é soberano”

No documento, o presidente dos EUA exigia que o STF inocentasse o ex-presidente Jair Bolsonaro da investigação sobre golpe de estado

Por Rayfran Junior,

O governo brasileiro, por meio do Itamaraty, comunicou ao encarregado de negócios dos Estados Unidos em Brasília, Gabriel Escobar, que irá devolver simbolicamente a carta enviada por Donald Trump, em que o presidente americano anuncia a imposição unilateral de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros.

Foto: ReproduçãoLula não abaixa a cabeça para Donald Trump e reage sobre tarifas de 50% sobre produtos brasileiros
Lula não abaixa a cabeça para Donald Trump e reage sobre tarifas de 50% sobre produtos brasileiros

Segundo diplomatas brasileiros, o documento foi considerado ofensivo e repleto de informações incorretas, como a alegação de que os EUA enfrentam um déficit comercial com o Brasil, na verdade, os norte-americanos mantêm superavit na balança bilateral. A carta também faz referência ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal, classificando o processo como uma “caça às bruxas” e uma “vergonha internacional”.

No document, Trump escreveu:

“Por favor, entenda que o número de 50% é muito menos do que o necessário para termos o Campo de Jogo Nivelado que devemos ter com seu País [...] Isso é necessário para retificar as graves injustiças do regime atual.”

A resposta do governo Lula foi direta. Durante coletiva na cúpula do Brics, no Rio de Janeiro, o presidente afirmou que “o Brasil é um país soberano” e “não aceita interferência ou tutela de quem quer que seja”. Em tom firme, completou: “Dê palpite na sua vida e não na nossa.”

Antes disso, o governo já havia convocado o representante comercial dos EUA no Brasil para apresentar protesto formal contra o apoio público de Trump a Bolsonaro.

Fonte: Portal AZ

Comente

Pequisar