Trump revela acordo com Irã e prevê reabertura do Estreito de Ormuz

O presidente americano disse mais detalhes serão divulgados “em breve”

Por Rayfran Junior,

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste sábado (23) que um acordo envolvendo o governo americano, o Irã e outros países aliados está “em grande parte negociado”, indicando um possível avanço diplomático para encerrar o conflito que já se arrasta há meses no Oriente Médio.

Foto: AP PhotosDonald Trump
Donald Trump

A declaração foi publicada por Trump na rede Truth Social. Segundo ele, o entendimento também prevê a reabertura do Estreito de Ormuz, rota marítima considerada estratégica para o comércio mundial de petróleo.

Apesar da fala do presidente americano, a agência estatal iraniana Fars contestou a versão apresentada por Washington. O veículo informou que o estreito continuará sob controle iraniano e negou que exista previsão de retomada da chamada “livre passagem” nos moldes anteriores ao conflito.

De acordo com informações divulgadas por fontes ligadas às negociações, versões recentes do memorando discutido entre os dois países apontam para uma redução gradual das hostilidades e a flexibilização do bloqueio imposto pelos EUA aos portos iranianos.

O possível acordo também prevê o desbloqueio de parte dos ativos financeiros iranianos mantidos em bancos internacionais e a abertura de um período inicial de 30 dias para novas negociações sobre o programa nuclear de Teerã, incluindo o destino do estoque de urânio enriquecido do país.

Trump afirmou que os detalhes finais ainda estão sendo ajustados e reconheceu que alguns pontos do memorando podem sofrer alterações antes da formalização definitiva.

O primeiro-ministro do Paquistão, Shehbaz Sharif, elogiou os “esforços extraordinários” de Trump em busca de um acordo de paz, mas evitou confirmar oficialmente qualquer entendimento sobre o Estreito de Ormuz.

Segundo Sharif, Trump participou de uma ligação considerada “produtiva” com líderes de países do Golfo, além de representantes da Turquia, Egito, Jordânia e do próprio Paquistão para discutir alternativas diplomáticas para a crise regional.

A agência Fars voltou a afirmar que as declarações do presidente americano “não refletem a realidade” e reforçou que qualquer flexibilização na circulação de embarcações ocorrerá sob condições impostas pelo governo iraniano.

Fonte: Com informações da CNN

Comente

Pequisar