Pesquisa aponta divisão sobre culpa por caso Master
Quase metade culpa governo Lula por irregularidades.
Uma pesquisa do PoderData revelou que 48% dos brasileiros que conhecem o Caso Master acreditam que as irregularidades associadas ao escândalo foram permitidas pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em contrapartida, 32% dos entrevistados atribuem a responsabilidade à gestão de Jair Bolsonaro (PL), enquanto 20% não souberam identificar um culpado.
A pesquisa, realizada entre 30 de maio e 1º de junho com 2.500 participantes, também mostrou que mais da metade dos entrevistados (54%) estão cientes do Caso Master, enquanto 44% desconhecem o episódio e 2% preferiram não responder. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
O Banco Central liquidou o Banco Master em novembro de 2025 após detectar irregularidades financeiras, o que levou à prisão do ex-controlador Daniel Vorcaro.
Além disso, o levantamento avaliou a percepção dos eleitores sobre a corrupção no terceiro mandato de Lula. Quase metade (47%) acredita que a corrupção aumentou desde sua volta ao poder, uma queda de dois pontos percentuais em relação ao levantamento anterior. Por outro lado, 21% percebem uma redução na corrupção e 28% consideram que nada mudou.