Conselho de Ética avança em processo que pode levar à cassação de Erika Hilton

Processo teve continuidade aprovada após parecer favorável do relator Cabo Gilberto Silva

Por Dominic Ferreira,

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados aprovou, na terça-feira (11), a continuidade do processo que pode resultar na cassação do mandato da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP). A decisão ocorreu após a análise de parecer preliminar apresentado pelo relator, deputado Cabo Gilberto Silva (PL-PB), que defendeu o prosseguimento da representação por suposta quebra de decoro parlamentar.

Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos DeputadosErika Hilton
Erika Hilton

A representação foi apresentada pelo Partido Missão e está relacionada a uma publicação feita por Erika Hilton em uma rede social. O partido questiona declarações da deputada consideradas ofensivas a pessoas que, segundo a legenda, manifestam opiniões contrárias à parlamentar. O documento apresentado à Câmara solicita a abertura de processo ético-disciplinar e, ao final da tramitação, pede a aplicação da penalidade de perda do mandato.

O caso já havia avançado dentro do próprio Conselho de Ética. Em abril, foi instaurado formalmente o Processo Disciplinar nº 8, de 2026, referente à representação apresentada pelo Partido Missão. Na ocasião, foram realizados os procedimentos previstos no regimento, incluindo a comunicação à deputada e o sorteio de nomes para a definição da relatoria.

Com a aprovação do parecer preliminar, o processo seguirá para as próximas etapas previstas no Conselho de Ética. A decisão, porém, não significa cassação imediata do mandato de Erika Hilton, já que ainda será necessário cumprir o restante da tramitação e, caso haja recomendação de perda do mandato, a questão deverá ser submetida ao plenário da Câmara.

Fonte: Correio Braziliense

Comente

Pequisar