HGV realiza mutirão de cirurgias urológicas nesta sexta-feira em Teresina

Os pacientes que serão atendidos foram encaminhados pelo Ambulatório Integrado (Prédio Azul)

Por Marcelo Gomes,

Com o objetivo de alertar sobre a necessidade de prevenção ao câncer da próstata, o Hospital Getúlio Vargas (HGV) promove, nesta sexta-feira (15), durante o feriado de Proclamação da República, mais um mutirão de cirurgias urológicas com a meta de beneficiar 30 pacientes. A iniciativa faz parte da campanha Novembro Azul. 

HGV realiza mutirão de cirurgias urológicas nesta sexta-feira (Foto: Marcelo Gomes / Portal AZ)

Os pacientes que serão atendidos foram encaminhados pelo Ambulatório Integrado (Prédio Azul) do HGV e aguardavam pelos procedimentos. O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais afeta homens no país, ficando atrás apenas do câncer de pele. No Brasil, em 2019, a previsão é que 60 mil novos casos sejam descobertos.

Para assessora técnica da Fundação Hospitalar do Estado (Fepiserh), Fátima Garcez, os exames urológicos são de extrema importância para saúde do homem. 

“O diagnóstico precoce garante aos pacientes mais chances de cura e um melhor tratamento. Por isso, os homens devem fazer o exame e ser incentivados pelas suas companheiras ou companheiros e familiares. O Estado também ganha com essa campanha, pois tratar um paciente no inicio da doença é menos oneroso ao serviço público e, obviamente, gera economicidade e mais oportunidades para outros pacientes”, explica Garcez.

Comente

Pequisar