Wellington Dias determina que COE investigue aumento nos dados da covid-19 no Piauí

Estado foi o único do país, pela terceira vez, com alta média móvel de mortes pela doença

Por Fernanda Gil Lustosa,

O governador Wellington Dias solicitou, nesta quarta-feira (14), que o Comitê de Operações Emergenciais (COE) realize um estudo detalhado sobre o recente aumento do número de casos e óbitos pelo novo coronavírus no Piauí.

Wellington Dias solicita que COE investigue aumento no número de casos da covid no Piauí (Foto:Reprodução)

“O recente aumento do número de casos e óbitos por coronavírus é motivo de muita preocupação. Vamos agir como sempre fizemos desde o início da pandemia, seguindo a ciência. Determinei ao COE uma detalhada investigação dos motivos deste aumento. Aguardo o posicionamento do Comitê para novas decisões” disse.

O Piauí segue em alta no número de casos confirmados e mortes pelo novo coronavírus. No último boletim divulgado, foram registrados 868 positivados e 12 óbitos em decorrência da doença. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (14) pela Secretaria de Estado da Saúde. Na terça (13) foram 648 casos de pacientes infectados e 12 vítimas.

Com esses dados, o estado piauiense foi o único do país, pela terceira vez, com a média móvel alta de mortes pela doença. 

Casos no Brasil

O país registrou 716 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 151.779 óbitos desde o começo da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 496, uma variação de -29% em relação aos dados registrados em 14 dias. Essa é a média mais baixa registrada desde o dia 7 de maio. É o 3º dia seguido com a curva de mortes apontando queda, após 28 dias em estabilidade.

Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 5.141.498 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 26.675 desses confirmados no último dia. A média móvel de novos casos foi de 19.877 por dia, uma variação de -26% em relação aos casos registrados em 14 dias. Ou seja, também encontra-se na faixa que aponta queda.

As vacinas

O secretário de Estado da Saúde (Sesapi), Florentino Neto, participou, na tarde desta quarta-feira (14), de uma reunião com a equipe do Ministério da Saúde, Fiocruz, Instituto Butantan e secretários de saúde de todos os estados brasileiros para tratar sobre a aquisição e plano de vacinação contra a Covid-19. No encontro virtual, o Ministério da Saúde propôs que a campanha de vacinação da Covid deva, inicialmente, ter um público alvo específico que inclui idosos a partir de 80 anos, pessoas com comorbidades e profissionais da área de saúde.

Florentino Veras em reunião (Foto:Divulgação)

No encontro virtual, o Ministério da Saúde propôs que a campanha de vacinação da Covid deva, inicialmente, ter um público alvo específico que inclui idosos a partir de 80 anos, pessoas com comorbidades e profissionais da área de saúde.

Segundo Florentino Neto, representantes do Instituto Butantã, um dos órgãos de pesquisa fabricantes da vacina no Brasil, mostraram-se capazes de produzir 210 milhões de doses da vacina em 2021. “Seriam 100 milhões para o primeiro semestre, com produção a partir de abril e 110 milhões adicionais até dezembro”, revela o secretário.

Na reunião, o Ministério da Saúde comunicou que está modificando o seu sistema de informação do Programa Nacional de Imunização e que, a partir de agora, o cadastro de todas as vacinas será feito pelo CPF do cidadão. “Esta alteração se faz necessária para a melhoria dos dados vacinais do estado brasileiro, bem como ajuda no monitoramento e avaliação de todos os brasileiros que receberam a vacina contra o novo coronavírus”, explicou Florentino Neto.

Participaram da reunião - através de videoconferência - diretores da Fiocruz, Instituto Butantã  e secretários de saúde. O ministro Eduardo Pazuello não participou do encontro, que tratou sobre a aquisição e plano de vacinação contra Covid-19. 

O secretário Estadual de Saúde, Florentino Neto, disse que é importante a interlocução do Ministério da Saúde com os demais Estados. 

Matéria relacionada:

Piauí segue em alta no número de casos confirmados e mortes pela covid-19

Comente

Pequisar