FMS rebate dados e diz que Teresina ocupa o 6º lugar em atenção básica à Saúde

O resultado do município de Teresina cresceu ao longo do ano de 2022, diz fundação

Por Redação do Portal AZ,

A Fundação Municipal de Saúde informou, nesta terça-feira (07), que Teresina tem 95,7% de população vinculada à Atenção Primária. Dessa forma, ocupa o primeiro lugar no ranking das capitais com maior número de habitantes atendidos pelos serviços de atenção primária. 

Foto: PixabayMédico
FMS rebate dados e diz que Teresina ocupa o 6º lugar em atenção básica à Saúde

Um levantamento feito pelo Ministério da Saúde e, divulgado no Portal AZ nesta terça, mostrou que a capital piauiense ocupa o 213° lugar do estado em Atenção Primária à Saúde (APS), atrás de municípios como Bom Jesus e Barras. Em nota, a fundação esclareceu que a comparação com municípios com porte populacional inferior é incoerente.

De acordo com a pasta, o resultado do município de Teresina cresceu ao longo do ano de 2022, correspondendo no último quadrimestre a 65,76% de repasse financeiro. "Teresina, atualmente, ocupa o 6º lugar entre as capitais do Nordeste, ficando à frente de cidades como Recife e Salvador", diz trecho da nota.

Ainda segundo a fundação, no ano de 2022 Teresina realizou mais de 1.181.870 consultas médicas, de enfermagem e de odontologia nas Unidades Básicas de Saúde, bem como outros procedimentos, coleta de exames, vacinas, teste rápidos e distribuição de medicamentos.

Confira a nota na íntegra:

Considerando matéria veiculada no dia 07/02/2023 pelo Portal AZ, que trouxe resultado referente ao ranking de avaliação do Programa Previne Brasil do Ministério Saúde, esclarecemos que o resultado do município de Teresina cresceu ao longo do ano de 2022, correspondendo no último quadrimestre a 65,76% de repasse financeiro. Teresina, atualmente, ocupa o 6º lugar entre as capitais do Nordeste, ficando à frente de cidades como Recife e Salvador. Assim, a comparação com municípios com porte populacional inferior é incoerente.

Vale destacar, que o município possui 95,7% de população vinculada à Atenção Primária, ocupando o 1° lugar entre as capitais do nordeste, ou seja, é a capital que possui maior número de população acompanhada pelos serviços de atenção básica. Além disso, no ano de 2022 realizou mais de 1.181.870 consultas médicas, de enfermagem e de odontologia nas Unidades Básicas de Saúde, bem como outros procedimentos, coleta de exames, vacinas, teste rápidos e distribuição de medicamentos.

Matéria relacionada:

Teresina mostra falência na atenção básica à Saúde e fica em 213º lugar no Piauí

Fonte: Portal AZ

Comente

Pequisar