FMS rebate dados e diz que Teresina ocupa o 6º lugar em atenção básica à Saúde
O resultado do município de Teresina cresceu ao longo do ano de 2022, diz fundação
A Fundação Municipal de Saúde informou, nesta terça-feira (07), que Teresina tem 95,7% de população vinculada à Atenção Primária. Dessa forma, ocupa o primeiro lugar no ranking das capitais com maior número de habitantes atendidos pelos serviços de atenção primária.

Um levantamento feito pelo Ministério da Saúde e, divulgado no Portal AZ nesta terça, mostrou que a capital piauiense ocupa o 213° lugar do estado em Atenção Primária à Saúde (APS), atrás de municípios como Bom Jesus e Barras. Em nota, a fundação esclareceu que a comparação com municípios com porte populacional inferior é incoerente.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
De acordo com a pasta, o resultado do município de Teresina cresceu ao longo do ano de 2022, correspondendo no último quadrimestre a 65,76% de repasse financeiro. "Teresina, atualmente, ocupa o 6º lugar entre as capitais do Nordeste, ficando à frente de cidades como Recife e Salvador", diz trecho da nota.
Ainda segundo a fundação, no ano de 2022 Teresina realizou mais de 1.181.870 consultas médicas, de enfermagem e de odontologia nas Unidades Básicas de Saúde, bem como outros procedimentos, coleta de exames, vacinas, teste rápidos e distribuição de medicamentos.
Confira a nota na íntegra:
Considerando matéria veiculada no dia 07/02/2023 pelo Portal AZ, que trouxe resultado referente ao ranking de avaliação do Programa Previne Brasil do Ministério Saúde, esclarecemos que o resultado do município de Teresina cresceu ao longo do ano de 2022, correspondendo no último quadrimestre a 65,76% de repasse financeiro. Teresina, atualmente, ocupa o 6º lugar entre as capitais do Nordeste, ficando à frente de cidades como Recife e Salvador. Assim, a comparação com municípios com porte populacional inferior é incoerente.
Vale destacar, que o município possui 95,7% de população vinculada à Atenção Primária, ocupando o 1° lugar entre as capitais do nordeste, ou seja, é a capital que possui maior número de população acompanhada pelos serviços de atenção básica. Além disso, no ano de 2022 realizou mais de 1.181.870 consultas médicas, de enfermagem e de odontologia nas Unidades Básicas de Saúde, bem como outros procedimentos, coleta de exames, vacinas, teste rápidos e distribuição de medicamentos.
Matéria relacionada:
Teresina mostra falência na atenção básica à Saúde e fica em 213º lugar no Piauí
Fonte: Portal AZ