Faltam medicamentos e médicos no CAPS. Dependentes se desesperam

Internauta chega a dizer que “os loucos piram sem dormir”

Por Redação do Portal AZ,

Famílias de pessoas dependentes de medicamentos estão denunciando a falta de remédios e de médicos no Centro de Atenção Psicossocial - (CAPS). 

Foto: Reprodução/ InstagramInternautas relatam que faltam medicamentos e médicos no Caps
Internautas relatam que faltam medicamentos e médicos no Caps

Em que pese ser um direito do cidadão e um dever do estado, essas unidades de tratamento médico psicossocial estão sem atender aos pacientes, principalmente na questão atinente a medicamentos. 

A mãe de um dependente disse ao Portal AZ que faltam remédios de grande relevância para os pacientes que sofrem de problemas psiquiátricos gravíssimos. 

“Remédios  para esquizofrenia como respiridona e lítio há tempos não têm para distribuir para os que precisam urgentemente dessa medicação”, lembra Maria Dalva, tia de um paciente que, em seguida adverte: “a descontinuidade do tratamento pode levar a população acometida de problemas de saúde mental, a ser violenta não dormir, viver como zumbi e passar a auto se medicar, usando outros tipos de drogas.” 

O colapso no sistema de saúde mental na prefeitura de Teresina está generalizado  e as consequências serão gravíssimas. 

As famílias apelam ao Ministério Público para apurar e denunciar essa omissão nos Caps mantidos pelo governo do Piauí e prefeitura. 

Só para se ter uma ideia da seriedade nessa questão da falta de medicamentos, uma internauta fez o apelo: “bota aí na matéria que não tem remédios e nem médicos nos Caps. os “loucos” estão todos pelas ruas sem medicação, pirando pela cidade sem dormir”. 

O Portal AZ não conseguiu contato com ninguém da representação dos CAPS.

Fonte: Portal AZ

Comente

Pequisar