OMS declara fim da Emergência Global da varíola dos macacos
O Brasil foi um dos países mais afetados pela doença.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, nesta quinta-feira (11), que o surto da varíola dos macacos não é mais uma emergência de saúde pública.
Quase um ano depois dos registros das primeiras infecções fora da África, a decisão foi tomada após a diminuição no número de casos nos últimos três meses garantiu a mudança de status.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Segundo dados da instituição, o Brasil foi um dos países mais afetados pela doença. Ao todo foram 10.920 casos, atrás somente dos Estados Unidos, com 30.15 Além disso, o país registrou 16 mortes pela Mpox. O país teve 12,5% de todas as notificações de infecção.
O último relatório divulgado, nesta quinta, a OMS destacou que apesar da decisão, as curvas epidêmicas sugerem que o surto continua com baixos níveis de transmissão nas regiões da Europa e das Américas, e aumento na região do Pacífico Ocidental, com relatos do Japão, China e Coreia do Sul.
O diretor da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom, explicou que mesmo com o fim da emergência mundial, os cuidados precisam ser os mesmos para ajudar na prevenção e propagação do vírus. “Como no caso da Covid, isso não significa que o trabalho acabou. Mpox continua a representar desafios significativos à saúde pública que precisam de uma resposta robusta, proativa e sustentável, enquanto saudamos a tendência de queda dos casos globalmente", afirmou
Fonte: IBahia