Piauí volta a registrar morte por Covid-19 em Teresina
Painel também registrou uma morte por H1N1 no interior do estado
O Painel Situacional da COVID-19 e outras infecções respiratórias da Fundação Municipal de Saúde (FMS) registrou um óbito por covid-19, no município de Teresina. O relatório corresponde ao período de 14 a 20 de maio e indica ainda uma morte por influenza H1N1.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
De acordo com informações, a última morte por covid-19 em paciente residente em Teresina tinha ocorrido há quase um mês. Já o paciente com gripe H1N1 era residente no município de Barras – PI.
O relatório também indica que, embora os casos confirmados e as internações hospitalares tenham se mantido estáveis, a demanda e a taxa de positividade dos testes diagnósticos são preocupantes.
O painel é elaborado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do município de Teresina (CIEVS) e reforça a necessidade da vacinação. “Na última semana, 50% dos testes diagnósticos para COVID-19 foram positivos e casos graves de gripe H1N1 voltaram a ocorrer – o que reforça a necessidade de vacinação dos teresinenses”, alerta Walfrido Salmito, Diretor de Vigilância em Saúde da FMS.
Além disso, Teresina registrou a circulação do Vírus Sincicial Respiratório (VSR), responsável por infecções graves, especialmente em crianças asmáticas. Os casos têm ocorrido em todo o país, causando superlotação de unidades de terapia intensiva infantis também em outros estados.
Diante disso, a FMS ressalta a necessidade de uso de máscaras por indivíduos mais vulneráveis às formas graves da doença, bem como para aqueles com sintomas de gripe.
Fonte: Prefeitura de Teresina