Sesapi realiza ação de prevenção contra diabetes e destaca cuidados necessários

Secretaria de Estado da Saúde oferece serviços de saúde gratuitos no Teresina Shopping para conscientizar a população sobre a diabetes

Por Carlos Sousa,

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) promove, nesta terça-feira (14), uma ação especial em alusão ao Dia Nacional e Mundial da Diabetes. O evento acontecerá no Teresina Shopping, no segundo andar do prédio, próximo ao estacionamento coberto, a partir das 16h. A iniciativa visa oferecer à população serviços gratuitos de prevenção e conscientização sobre a importância do diagnóstico e tratamento da doença.

Foto: Governo do PiauíDiabetes

Dentre os serviços disponíveis, destacam-se a aferição de pressão, teste de glicemia, consultas com endocrinologista, avaliação de pé diabético, avaliação nutricional, auriculoterapia, além de orientações sobre a realização de atividade física.

A coordenadora de atenção à saúde do adulto e idoso da Sesapi, Luciana Sena, ressalta a relevância da ação, enfatizando a importância da prevenção e acompanhamento médico. "A nossa ideia é reforçar, junto à população, a importância de se prevenir contra a diabetes e buscar sempre o acompanhamento médico, seja para dar seguimento ao tratamento, realizar o diagnóstico precoce ou trabalhar o reforço da prevenção da doença", explica.

A população também é alertada para os fatores de risco da diabetes, como obesidade, histórico familiar, problemas cardiovasculares e hábitos de vida pouco saudáveis, incluindo sedentarismo e má alimentação. A supervisora da área técnica de diabetes da Sesapi, Meire Silva, destaca a necessidade de cuidados contínuos e medidas preventivas para evitar complicações e o surgimento da doença.

A ação é realizada em parceria com diversas entidades, incluindo faculdades, Associação dos Diabéticos do Piauí, Sociedade Brasileira de Cardiologia, Sociedade Brasileira de Endocrinologia, entre outras. O evento busca fortalecer a conscientização sobre a diabetes e incentivar práticas saudáveis na comunidade.

Fonte: Governo do Piauí

Comente

Pequisar