FMS implementa novas regras no cronograma de vacinação contra a COVID-19

A FMS segue as orientações do PNI e altera estratégias para incluir imunização de rotina infantil

Por Carlos Sousa,

A partir da próxima segunda-feira (29), a Fundação Municipal de Saúde (FMS) ajustará seu programa de vacinação contra a COVID-19, alinhando-se às recentes diretrizes do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Entre as mudanças, destaca-se a integração da vacina no calendário de rotina infantil e a imposição de reforços apenas para grupos prioritários.

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ Agência BrasilCronograma de vacinação
Cronograma de vacinação

Conforme as novas orientações do Ministério da Saúde, o imunizante passará a fazer parte do calendário regular de todas as crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos, que receberão três doses. A coordenadora de vacinação da FMS, Emanuelle Dias, esclarece que as crianças que já completaram o esquema anteriormente com três doses não precisam se vacinar novamente.

O documento também especifica os grupos que continuarão recebendo reforços periódicos: idosos, imunocomprometidos, residentes em instituições de longa permanência e seus profissionais, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, indígenas, pessoas com deficiência permanente, comorbidades, em situação de rua, privadas de liberdade, adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas, e funcionários do sistema prisional. Para idosos, imunocomprometidos, gestantes e puérperas, a recomendação é um reforço a cada seis meses; os demais grupos devem receber uma dose anual.

A FMS implementará a nova estratégia conforme a disponibilidade de doses e logística. "Atualmente, estamos vacinando idosos, pessoas imunocomprometidas e, a partir da próxima segunda-feira (29), os profissionais da saúde. À medida que novas doses chegarem, ampliaremos para os demais grupos prioritários", informa Emanuelle Dias.

A vacinação continua sendo realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Teresina Shopping, de segunda a sexta-feira. O horário de funcionamento no shopping é das 10h às 20h, e nas UBS, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Durante a vacinação, é necessário apresentar o cartão de vacina, CPF ou cartão do SUS, e um documento comprovando a inclusão nos grupos prioritários.

Quanto ao grupo de pessoas entre 5 e 59 anos fora dos grupos prioritários, segundo a nova orientação do PNI, não é mais recomendado receber doses de reforço rotineiramente, sendo considerado imunizado com as duas doses do esquema primário. Emanuelle Dias ressalta que as recomendações podem ser ajustadas conforme novas aprovações regulatórias e disponibilidade de vacinas adaptadas às novas variantes no país.

Fonte: FMS

Comente

Pequisar