Queimaduras oculares com pomada de cabelo levam 17 pessoas ao HUT
A sequência de casos ocorreu após chuva durante evento de carnaval em Timon
O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) registrou nesse domingo (28), um aumento nos atendimentos de emergência oftalmológica, totalizando 17 casos de queimaduras químicas nos olhos. A causa identificada foi o uso inadequado de uma pomada para cabelo para a produção de tranças e penteados, principalmente por frequentadores do Zé Pereira de Timon.
A pomada em questão, comumente utilizada para modelar cabelos, possui substâncias químicas agressivas que, ao entrar em contato com os olhos, provocam lesões graves, podendo resultar em complicações sérias, inclusive a perda da visão.
Os pacientes não souberam informar o nome do produto, mas o HUT informou que esse tipo de cosmético nunca deve entrar em contato com os olhos
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
A Dra. Aline Guimarães, médica oftalmológica do HUT, enfatiza a gravidade do problema, observando que os pacientes chegam ao hospital com dor intensa causada pelo contato do produto químico com a córnea. A Dra. Guimarães ressalta que a maioria dos casos ocorreu com pessoas que utilizaram a pomada modeladora durante o Zé Pereira de Timon e, posteriormente, foram expostas à chuva.
A equipe médica do HUT alerta sobre os riscos associados ao uso inadequado de produtos químicos nos cabelos. A população é incentivada a procurar atendimento médico imediato em caso de irritação ou desconforto nos olhos após o uso dessas substâncias.
Anvisa proibiu a venda de Pomadas Modeladoreas
Após várias denúncias e casos de cegueira temporária, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)
Proibiu a venda e uso do produto nos salões e mercados até que fossem realizados testes de qualidade que garantissem a segurança do consumidor. Posteriormente uma lista com 930 marcas liberadas foi publicada.
Confira aqui quais pomadas são testadas e aprovadas pela ANVISA
Leia também:
Anvisa proíbe venda de todas as pomadas para modelar, trançar e fixar cabelos
Anvisa libera venda de 930 tipo de pomadas modeladoras de cabelo
Fonte: PMT