Piauí registra redução de 33% nos casos de dengue em 2024
Destacando uma inclinação positiva no controle da dengue no estado
Durante as primeiras quatro semanas epidemiológicas de 2024, o Piauí notificou 166 casos confirmados de dengue, uma redução de 33,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Considerando casos prováveis, que englobam diagnósticos inconclusivos e sintomas de alarme, a queda foi de 6,5%. Teresina lidera com 123 casos prováveis, seguida por Currais (58) e Bom Jesus (48).
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Além disso, 201 municípios não reportaram casos suspeitos de dengue, e nenhum óbito foi registrado nas quatro primeiras semanas de 2024.
Em relação à febre chikungunya, houve uma redução de 87%, com apenas 15 casos confirmados em 2024. Não foram registradas mortes pela doença até o momento.
A Pesquisa Entomológica indica que 195 cidades têm índices satisfatórios para o Aedes aegypti e Aedes albopictus, apontando a ausência de risco para surtos/epidemias de arboviroses no estado.
No entanto, apesar dos números positivos, uma grande parcela das cidades do Piauí não receberá doses prioritárias da vacina contra a dengue devido à baixa taxa de transmissão, registrando menos de 65 casos por 100 mil habitantes, conforme informado pelo Ministério da Saúde.
Fonte: Governo do Piauí