Sesapi promove campanha de prevenção das ISTs no carnaval

Secretaria de Saúde intensifica ações em diversas cidades do Piauí durante o período festivo

Por Carlos Sousa,

A Secretaria da Saúde (Sesapi), por meio da Coordenação de Doenças Transmissíveis, está promovendo uma série de ações para prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) em várias cidades do Piauí durante o Carnaval. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde durante as festividades carnavalescas.

Foto: Ascom SesapiCampanha de combate e conscientização contra às IST's
Campanha de combate e conscientização contra às IST's

No norte do estado, as equipes estiveram em Cajueiro da Praia na sexta-feira (9), e nos municípios de Luís Correia, litoral do estado, no sábado (10) e domingo (11), região que recebe um grande fluxo de pessoas durante o período de Carnaval.

"A Sesapi está com ações em parceria com os municípios, ofertando um trabalho integrado para aumentar os cuidados da população neste período de festas de Carnaval", destaca a superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos.

Segundo a coordenadora de ISTs da Sesapi, Karina Amorim, os cuidados com a saúde e a prevenção às infecções são fundamentais durante todo o ano, mas durante o Carnaval, é essencial reforçar essas orientações para alertar a população sobre a importância da prevenção.

"Nestes dias estamos realizando testes rápidos para a sífilis, HIV e as hepatites B e C. Em caso de resultado positivo, os profissionais de saúde irão fazer os encaminhamentos necessários, seja para a confirmação do resultado seja para o início do tratamento", explica Karina Amorim.

Além da distribuição gratuita de preservativos interno e externo e do gel lubrificante, as equipes também estão oferecendo testes para hepatite e sífilis em municípios como Barras, Água Branca, Valença e Bocaina.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece uma série de medidas preventivas, como a profilaxia pré-exposição (Prep) e a profilaxia pós-exposição (Pep) para o gerenciamento de risco, além de vacinas contra hepatites virais B e HPV (papiloma vírus humano).

Fonte: SESAPI

Saiba mais sobre:

Comente

Pequisar