Hospital de Bom Jesus começa mutirão de cirurgias de catarata nesta quarta (20)

A iniciativa foi aprovada pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e coordenada pela Sesapi

Por Dominic Ferreira,

A partir desta quarta-feira (20), o Hospital Regional Manoel dos Santos, localizado na cidade de Bom Jesus, dará início ao Mutirão de Cirurgias de Catarata de 2024, uma iniciativa aprovada pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

Foto: Reprodução/ Governo do PiauíO Mutirão de Cirurgias de Catarata representa um avanço significativo no cuidado com a saúde ocular da população da região, proporcionando melhor qualidade de vida e bem-estar para aqueles que sofrem com problemas de visão devido à catarata.
O Mutirão de Cirurgias de Catarata representa um avanço significativo no cuidado com a saúde ocular da população da região, proporcionando melhor qualidade de vida e bem-estar para aqueles que sofrem com problemas de visão devido à catarata.

O mutirão foi precedido por uma fase de triagem dos pacientes, que ocorreu até o dia 13 deste mês. Durante esse período, foram realizadas 1.053 avaliações para identificar os pacientes que necessitavam do procedimento cirúrgico.

Do dia 20 a 25 de março, serão realizadas um total de 842 cirurgias de catarata no hospital, beneficiando pacientes de 10 municípios da região, incluindo Alvorada do Gurguéia, Avelino Lopes, Bom Jesus, Cristino Castro, Curimatá, Currais, Morro Cabeça do Tempo, Palmeira do Piauí, Redenção do Gurguéia e Santa Luz.

Segundo a diretora do hospital, Kamila Coelho de Sousa, a realização dessas cirurgias na própria região tem um impacto significativo na recuperação dos pacientes, pois permite que eles recebam tratamento sem a necessidade de deslocamento para outras localidades, agilizando assim o processo de recuperação visual.

O superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo, enfatizou o compromisso do Governo do Estado em descentralizar esses procedimentos, garantindo que a população tenha acesso aos serviços de saúde sem a necessidade de se deslocar para áreas distantes.

Fonte: Governo do Piauí

Saiba mais sobre:

Comente

Pequisar