Nova Casa da Gestante, Bebê e Puérpera é inaugurada em Teresina
O objetivo principal da Casa da Gestante é proporcionar acolhimento, orientação e acompanhamento especializado para gestantes, bebês e puérperas, promovendo um ambiente humanizado
Grávidas, recém-nascidos e puérperas contam agora com uma nova estrutura de apoio na Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER) em Teresina. Foi inaugurada nesta quarta-feira (27) a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera, um espaço projetado para oferecer assistência e cuidados especiais, especialmente para aquelas que residem em municípios mais distantes da capital.
Com um total de 20 leitos distribuídos em seis quartos, a nova casa dispõe de uma ampla área de convivência, sala, cozinha totalmente equipada, lavanderia, copa, consultório e banheiros, além de armários para maior comodidade dos pacientes.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
O objetivo principal da Casa da Gestante é proporcionar acolhimento, orientação e acompanhamento especializado para gestantes, bebês e puérperas, promovendo um ambiente humanizado e facilitando o acesso aos cuidados de saúde necessários. Estrategicamente localizada a menos de um quilômetro da NMDER, a nova estrutura visa garantir uma melhor integração com a maternidade principal.
Durante a cerimônia de inauguração, o secretário de Estado da Saúde, Antônio Luiz, enfatizou a importância da nova casa para as mães, destacando que ela proporciona uma redução nos gastos com pensão ou hospedagem, já que todas as despesas são cobertas pelo SUS. Além disso, a proximidade com a maternidade contribui para melhorar os índices de redução da mortalidade materna e infantil.
"Aqui é tudo realizado por meio do SUS, o acolhimento multiprofissional, as refeições, as consultas médicas e outros serviços, para que no momento do parto elas fiquem perto da maternidade", ressaltou o secretário.
A diretora geral da NMDER, Carmen Ramos, destacou que as gestantes acolhidas recebem um atendimento especializado e humanizado, o que contribui para a recuperação rápida dos bebês.
"Aqui, as gestantes e puérperas recebem toda assistência necessária durante a estadia na Casa. É muito importante essas mamães estarem perto do seu bebê, isso ajuda muito na evolução e faz com que ele se recupere mais rápido", explicou.
Para ter acesso à Casa da Gestante, é necessário que a gestante ou puérpera resida em um dos municípios do Estado. As gestantes devem passar pelo Núcleo Interno de Regulação (NIR), enquanto as puérperas que tiveram recém-nascidos na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) ou na Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo) passam por triagem do Serviço Social da NMDER.
A inauguração contou com a presença da Secretária da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, Regina Sousa, e de outros representantes do governo e da área da saúde, além de gestantes e puérperas.
Fonte: Governo do Piauí