Dia D da Campanha de Vacinação contra a Gripe acontece neste sábado em Teresina

A Fundação Municipal de Saúde disponibiliza 20 unidades básicas de saúde para imunização de grupos prioritários

Por Redação do Portal AZ,

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina promove neste sábado, 13, o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (Influenza), das 8h às 17h, em 20 unidades básicas de saúde da cidade. A iniciativa visa imunizar grupos prioritários contra a influenza, uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e tem alta transmissibilidade.

Foto: ReproduçãoDia D contra a Gripe

As unidades básicas de saúde estarão disponíveis para vacinar crianças de 6 meses a menores de 6 anos, trabalhadores da saúde público e privado, gestantes, puérperas, professores do ensino básico e superior, idosos com 60 anos ou mais, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das forças armadas, pessoas com doenças crônicas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, povos indígenas e pessoas em situação de rua. A meta estabelecida é vacinar 90% dos grupos prioritários.

Emanuelle Dias, responsável pela coordenação de vacinação da FMS, destacou a eficácia da vacinação na prevenção de complicações decorrentes da influenza. Para receber a vacina, é necessário apresentar documento de identificação com foto, Cartão Nacional do SUS ou CPF. As crianças devem levar também a caderneta de vacinação.

O período de incubação dos vírus influenza é geralmente de dois dias, variando entre um e quatro dias. Os sinais e sintomas da doença são diversos, podendo ir desde uma infecção assintomática até formas graves. Os quadros graves são mais comuns em grupos de risco, como lactentes, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, idosos e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis. A transmissão ocorre principalmente por meio de gotículas respiratórias produzidas ao tossir, espirrar ou falar.

Foto: ReproduçãoLocais

Fonte: Com informações da FMS

Comente

Pequisar