Sesapi discute Planejamento Regional Integrado nos 224 municípios

O objetivo é atualizar a capacidade estrutural de saúde instalada em cada localidade

Por Carlos Sousa,

A Secretaria da Saúde do Piauí (Sesapi) está promovendo uma série de reuniões estratégicas com os gestores municipais em todo o estado. O objetivo desses encontros é discutir e implementar o Planejamento Regional Integrado (PRI), uma iniciativa fundamental para a melhoria e o aprimoramento dos serviços de saúde em nível local e regional.

Foto: Governo do Piauí/SesapiPlanejamento Regional Integrado
Planejamento Regional Integrado

Por deliberação do Grupo Condutor Estadual (GCE), as diretorias e a Unidade de Planejamento (DUP) e a Unidade de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria (Ducara) da Sesapi estão realizando essas reuniões junto às Comissões Intergestoras Regionais (CIR) das 12 Regiões de Saúde do estado. Essa abordagem busca manter mensalmente atualizada a capacidade instalada em saúde, com foco especial no levantamento de dados no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES).

Até o momento, as discussões já foram realizadas com gestores das regiões dos Carnaubais, em Jatobá do Piauí; Vale do Rio Guaribas e Vale do Rio Itaim, em Picos; e da Região da Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato. Nestes encontros, são abordados diversos aspectos relacionados à infraestrutura de saúde, incluindo os componentes da Atenção Primária em Saúde, os estabelecimentos de saúde, os equipamentos físicos disponíveis, os leitos hospitalares da rede, a força de trabalho por categoria profissional (recursos humanos) e a produção de serviços por especialidades médicas.

A conformidade da capacidade instalada nos municípios é considerada uma ação fundamental para os próximos passos do PRI. Isso inclui embasar a discussão da parametrização assistencial e contribuir para a elaboração da Programação Geral de Ações e Serviços de Saúde (PGASS). A PGASS é um processo de negociação e pactuação entre os gestores, que define os quantitativos físicos e financeiros a serem desenvolvidos, buscando a otimização dos recursos e contribuindo para a conformação e organização da Rede de Atenção à Saúde (RAS).

Fonte: Governo do Piauí

Comente

Pequisar