Após estado alarmante no inicio do ano, Piauí registra queda nos casos de dengue

O último levantamento da Secretaria Estadual de Saúde indica redução de 25% em todo o estado

Por Carlos Sousa,

O Piauí registrou a primeira queda significativa no número de casos de dengue neste ano, conforme dados do painel epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi). Na 15ª semana epidemiológica, houve uma redução de 25% no número de ocorrências da doença. Desde o início de 2024, os registros de casos de dengue estavam superiores ao mesmo período do ano anterior. No entanto, na semana de 07 a 13 de abril, o número de casos caiu de 373 em 2023 para 281 em 2024.

Foto: Sesapidados de 2023 ( Azul Claro)/2024 (Azul Escuro)
dados de 2023 ( Azul Claro)/2024 (Azul Escuro)

Apesar da queda, o alerta para a dengue permanece. Abril e maio são meses propícios para o ciclo de vida do mosquito transmissor da doença, devido às condições climáticas favoráveis.

Este ano, já foram registrados 6.608 casos prováveis da doença, com seis óbitos. Em comparação, 2023 teve 7.586 casos e quatro mortes ao longo do ano.

Os sintomas da dengue incluem febre, dores no corpo e nas articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça, manchas vermelhas na pele, dor abdominal intensa, vômitos e irritabilidade.

O tratamento envolve repouso, hidratação, uso de paracetamol ou dipirona para febre e dor, além de evitar o ácido acetilsalicílico. Casos mais graves devem ser encaminhados imediatamente para atendimento médico.
 

A prevenção da dengue depende da eliminação dos focos de procriação do mosquito Aedes aegypti. A rotina de limpeza deve ser realizada a cada quatro dias, incluindo a lavagem de recipientes para eliminar ovos do mosquito.

Além de descartar água acumulada, é essencial limpar utensílios que possam acumular água, como vasilhames, pratos de vasos, comedouros de animais e evaporadores de geladeira. A atenção também deve ser para aparelhos que utilizam água, como climatizadores de ar.

A conscientização e a prática de medidas preventivas são fundamentais para controlar a propagação da dengue e garantir a saúde da população.

Fonte: SESAPI

Comente

Pequisar