Doenças cardíacas matam uma pessoa a cada 90 segundos no Brasil
As doenças que afetam o coração são uma das principais causas de morte no Brasil, fazendo cerca de 400 mil vítimas por ano
Cuidar da saúde do coração é o foco da campanha “Setembro Vermelho”, mês de prevenção contra doenças cardiovasculares. Esse tipo de condição é uma das principais causas de mortes no Brasil, levando mais de 400 mil pessoas todos os anos – o que corresponde a aproximadamente 46 óbitos por hora, ou 1 a cada 90 segundos.
As informações são da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), que busca sensibilizar a população quanto à importância de uma atenção especializada e do cuidado precoce com o sistema cardíaco. Quem reforça esse tópico é o médico cardiologista da Clínica DMI, Leonardo Maia Prado.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
“O paciente deve buscar atendimento médico regularmente para avaliação de rotina e check-up. Assim, o cardiologista pode fazer o diagnóstico da doença cardiovascular precocemente, antes do aparecimento dos sintomas, o que já indica doença em estado mais avançado”, alerta o profissional.
Leonardo também aponta alguns dos problemas cardíacos que mais atingem a população, destacando a alta incidência desse tipo de doença nos brasileiros na atualidade.
“De longe, a doença cardiovascular mais frequente na população brasileira é a hipertensão arterial. Os principais fatores relacionados ao desenvolvimento dessa doença são: a história familiar, o tabagismo, sedentarismo, sobrepeso/obesidade, estresse e o consumo excessivo de sal”, lista.
O médico também destaca alguns dos principais motivos para o surgimento de tais doenças na atualidade, como o maior envelhecimento da população e hábitos de vida pouco saudáveis.
“Podemos apontar dois motivos principais: o primeiro é o fato da população está envelhecendo mais, o que torna as doenças cardiovasculares mais frequentes. O segundo é o estilo de vida do homem moderno: alimentação ruim, sedentarismo, estresse, sono ruim e sobrepeso/obesidade são fatores importantes para o aumento do risco cardiovascular do indivíduo”, pontuou.
Sobre a Clínica DMI
A Clínica DMI atua há 25 anos no setor de saúde de Teresina como um centro de excelência no cuidado e atenção aos seus clientes. A DMI conta com profissionais renomados em mais de 30 especialidades médicas, tecnologias e equipamentos de última geração, bem como um atendimento humanizado e qualificado com 360 colaboradores, fornecendo o mais alto padrão em acompanhamento de saúde.
Para conhecer mais a DMI, suas especialidades, exames e serviços, visite o site: clinicadmi.com ou através de nosso telefone e/ou WhatsApp (86) 3221-0099
Fonte: DMI