Mais de 14 milhões de brasileiros sofrem com doenças cardíacas, diz pesquisa

Infarto e insuficiência cardíaca estão entre os principais problemas que afetam o coração no Brasil

Por Dominic Ferreira,

A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) divulgou um dado preocupante: mais de 14 milhões de brasileiros convivem com algum tipo de doença cardíaca. Essas enfermidades, que representam cerca de 30% das mortes no país, incluem problemas graves como infarto, hipertensão arterial sistêmica e insuficiência cardíaca — esta última com mais de 240 mil novos casos registrados anualmente.

Foto: Reprodução/DivulgaçãoCapa
Mais de 14 milhões de brasileiros sofrem com doenças cardíacas, diz pesquisa.

Especialistas apontam que o envelhecimento da população, mudanças nos hábitos alimentares e o sedentarismo são os principais fatores por trás desse aumento expressivo nas doenças do coração. A cardiologista dra. Luam Vieira, diretora de Promoção à Saúde Cardiovascular da SBC no Piauí, destaca que a adoção de hábitos não saudáveis, como o consumo de fast-food, o tabagismo e a ingestão de bebidas alcoólicas, são fatores determinantes.

Foto: Reprodução/DivulgaçãoCapa
Infarto e insuficiência cardíaca estão entre os principais problemas que afetam o coração no Brasil.

“As doenças cardiovasculares sempre estiveram entre as principais causas de morte, como o infarto e a insuficiência cardíaca, sendo a hipertensão arterial sistêmica um dos fatores mais comuns. Um estilo de vida não saudável, sem atividade física e com preferência por alimentos ultraprocessados, contribui para doenças evitáveis", explica a especialista.
Crescimento da insuficiência cardíaca e obesidade
A insuficiência cardíaca, que atinge 2 milhões de brasileiros, é uma das doenças mais preocupantes. Paralelamente, o crescimento da obesidade e do sobrepeso tem agravado ainda mais a saúde cardiovascular da população. "Quase metade dos brasileiros está acima do peso, o que aumenta as chances de diabetes, hipertensão e doenças como infarto e AVC", ressalta dra. Luam.
Medidas de prevenção e cuidados especializados
A mudança de hábitos é fundamental para reduzir os riscos de doenças do coração. Uma alimentação equilibrada e a prática regular de atividades físicas são essenciais, assim como o acompanhamento médico especializado.
“O foco é a prevenção. Na Med Imagem, desenvolvemos um programa multidisciplinar para hipertensos, diabéticos e obesos, com orientação sobre atividade física, alimentação e monitoramento da medicação, buscando o controle rigoroso da saúde desses pacientes”, destaca a cardiologista.

Fonte: Ícone Comunicação

Comente

Pequisar