Vacina contra raiva é prorrogada até outubro no Piauí
A decisão foi motivada pela baixa cobertura vacinal registrada no estado, que atingiu apenas 37%, abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de 80%
A vacinação antirrábica 2024, prevista para ser finalizada no fim de setembro, foi prorrogada e será marida durante o mês de outubro, conforme divulgado pela Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), neste sábado (28). A decisão foi motivada pela baixa cobertura vacinal no Piauí registrada até o momento, que atingiu apenas 37%.
Conforme o Ministério da Saúde, a meta nacional é de 80%. Na capital, no entanto, a meta foi superada.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
A campanha teve início no dia 5 de agosto nos municípios do interior do estado e, em Teresina, o término estava previsto para o sábado (28), com a vacinação de cães e gatos nas zonas Sul e Sudeste da capital.
A vacinação é voltada para cães e gatos com idade mínima de três meses. A imunidade é estabelecida 21 dias após a aplicação e garante proteção por um ano. Animais de outras espécies, como coelhos, macacos e porquinhos-da-índia, não são vacinados na campanha.
Em Teresina, o gerente de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Marlon Castelo Branco, destacou que a primeira fase da campanha, realizada nas zonas Norte e Leste, alcançou uma cobertura superior a 80%, com cerca de 70 mil animais vacinados. A segunda etapa, que ocorreu neste sábado (28), mobilizou 135 postos de vacinação nas zonas Sul e Sudeste da cidade. As datas para a vacinação na zona rural ainda serão divulgadas pela FMS.
Em nota, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que na capital, a meta foi batida. No entanto, nas demais cidade do Piauí, o número de cães e gatos vacinados ainda são insuficientes, levando à extensão do prazo de vacinação no estado.
Fonte: Portal AZ