11 marcas de azeite impróprias: Saiba quais evitar agora
Ministério da Agricultura lista azeites proibidos para consumo.
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou uma lista com 11 marcas de azeite de oliva consideradas impróprias para consumo. As marcas proibidas são: Málaga, Rio Negro, Quinta de Aveiro, Cordilheira, Serrano, Oviedo, Imperial, Ouro Negro, Carcavelos, Pérola Negra e La Ventosa.
De acordo com o Mapa, os produtos foram analisados no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária e desclassificados por não atenderem aos padrões estabelecidos. Além disso, as empresas detentoras dos produtos têm CNPJ inativo na Receita Federal, o que sugere a presença de fraudes.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Recentemente, a Anvisa proibiu a comercialização dos azeites Serrano e Cordilheira devido a irregularidades na importação e distribuição por estabelecimentos desconhecidos no país. Essa medida foi parte da operação Getsêmani, que desmantelou um esquema ilícito nessa cadeia de produtos.
O ministério alerta que a venda e uso desses azeites são proibidos. Supermercados e atacadistas que disponibilizarem esses produtos podem ser responsabilizados. Consumidores que adquiriram os azeites devem interromper o consumo e seguir as orientações do Código de Defesa do Consumidor para a substituição.
Lista Completa das Marcas:
Dicas para os Consumidores
O Mapa oferece dicas aos consumidores para evitar problemas na compra de azeite, como desconfiar de preços muito baixos, não adquirir a granel, checar a data de validade e os ingredientes, e optar por produtos com data de envase recente.
A CNN está em contato com as marcas citadas na lista, aguardando manifestações. Fique atento para atualizações sobre produtos irregulares apreendidos em ações do ministério.
*Sob supervisão de Bruno Laforé