47% dos trabalhadores têm sintomas de ansiedade ou depressão.
Como cuidar da saúde mental no trabalho?
O estresse no trabalho e a falta de equilíbrio entre a vida pessoal e profissional são os principais fatores que causam problemas de saúde mental ligados ao trabalho, afirma o médico psiquiatra Dr. Flávio H. Nascimento
A “Pesquisa Global de Atitudes sobre Benefícios 2024”, da consultoria WTW, revela preocupações com o bem-estar dos trabalhadores: Um terço sofre com problemas físicos, 45% não conseguem economizar, e 43% relatam sintomas de ansiedade ou depressão.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Com base em respostas de 45.000 trabalhadores globais e 1.000 brasileiros, o estudo avalia separadamente a saúde física, mental e financeira dos empregados, destacando desafios específicos que impactam a qualidade de vida no trabalho.
Como o trabalho afeta a sua saúde mental?
De acordo com o médico psiquiatra Dr. Flávio H. Nascimento, o ambiente do trabalho e as tarefas de cada profissão podem afetar a saúde mental do profissional e causar uma série de problemas.
“Ter uma rotina muito intensa e a pressão constante afetam tanto a mente quanto o corpo, podendo levar, por exemplo, ao burnout, estresse crônico e ansiedade”.
“Uma carga horária muito longa, pouco descanso, pressão psicológica, tarefas com alta demanda de raciocínio ou fortes cargas emocionais afetam mais facilmente a saúde mental do trabalhador”, explica Dr. Flávio H. Nascimento.
O burnout no trabalho
O burnout é uma das doenças do trabalho mais preocupantes da atualidade, ele é um estágio avançado do problema, uma exaustão extrema causada pelo estresse crônico no trabalho.
Além disso, também podem surgir sintomas como irritabilidade, dificuldade de concentração, baixa produtividade e até problemas físicos, como dores e insônia.
5 dicas para cuidar da sua saúde mental no trabalho
1. Faça pausas: Intervalos curtos entre tarefas ajudam a reduzir o estresse;
2. Estabeleça limites: Separe bem o horário de trabalho do pessoal e separar momentos para o lazer;
3. Comunique-se: Compartilhar dificuldades com colegas alivia a pressão;
4. Pratique técnicas de relaxamento: Meditação ou mindfulness reduzem a ansiedade;
5. Faça terapia: O suporte de um profissional ajuda a controlar os impactos negativos do local de trabalho à sua saúde mental.
--
Sobre Dr. Flávio H. Nascimento
Dr. Flávio Henrique é formado em medicina pela UFCG, com residência médica em psiquiatria pela UFPI e mais de 10 anos de experiência na área de psiquiatria. Diagnosticado com superdotação, tem 131 pontos de QI o que equivale a 98 de percentil e é membro do CPAH - Centro de Pesquisa e Análises Heráclito como pesquisador auxiliar.
Fonte: Dr. Flávio H. Nascimento (MF Press Global)