Ceir ultrapassa 2 milhões de atendimentos e se firma como referência no Piauí

Centro integrou mais de 180 mil atendimentos em 2024, priorizando reabilitação e acolhimento

Por Dominic Ferreira,


Com mais de 2 milhões de atendimentos acumulados desde sua inauguração em 2008, o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) reafirma sua posição como referência em reabilitação no Piauí. Em 2024, o Centro registrou mais de 180 mil atendimentos voltados a pessoas com deficiências físicas, auditivas, intelectuais e também a pacientes que enfrentam sequelas da Covid-19.  

Foto: Reprodução/Governo do PiauíCentro Integrado de Reabilitação (Ceir)
Centro Integrado de Reabilitação (Ceir)

O Ceir se destaca pela abordagem multidisciplinar, oferecendo consultas, terapias especializadas, próteses personalizadas e exames diagnósticos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Administrado pela Associação Reabilitar em parceria com o Governo do Piauí e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o Centro promove autonomia e qualidade de vida a seus pacientes, unindo tecnologia, cuidado humanizado e um atendimento individualizado.  

Foto: Reprodução/Governo do PiauíCentro Integrado de Reabilitação (Ceir)
Centro Integrado de Reabilitação (Ceir)

Exemplo disso é a trajetória do cabeleireiro Francisco Orlean, de 50 anos, que está em tratamento após sofrer dois AVCs.  “O maior desafio é voltar a ter mais independência. As sequelas comprometeram minha fala e ainda não consigo sair sozinho. Mas, com o trabalho da equipe, já evoluí muito. Estou em três terapias que focam na fala e no fortalecimento”, relata.  
Outro caso inspirador é o de Teresinha Carvalho, assistente social de 45 anos que perdeu as duas pernas devido a complicações da Covid-19. Após quatro anos de atendimento, ela agora treina com próteses feitas pela Oficina Ortopédica do Ceir. "Aqui passei por diferentes terapias, desde psicologia a fisioterapia aquática, e sempre fui acolhida pela equipe. Mais do que reabilitação, encontrei apoio e uma nova perspectiva de vida", compartilha Teresinha.  
A Oficina Ortopédica é um dos pilares do Ceir, tendo atendido mais de 7 mil pessoas em 2024 com a produção de próteses e meios de locomoção. O serviço é integralmente custeado pelo SUS e contribui diretamente para a mobilidade e a autonomia dos pacientes.  
Este ano também marcou o início do processo de Acreditação ONA, um selo de qualidade que certifica a segurança e a excelência nos serviços de saúde. “Esse ano foi muito importante porque iniciamos, na prática, todas as etapas necessárias para a acreditação. Envolvemos toda a equipe em um esforço conjunto para readequar e criar protocolos que priorizem a melhoria contínua dos nossos atendimentos”, afirma Luciana Mousinho, gerente clínica do Centro.  
Para a Superintendente Multiprofissional da Associação Reabilitar, Liceana Pádua, o diferencial do Ceir está no foco no paciente “Cada atendimento é único. Desde o seu acolhimento na recepção até o momento da terapia nós nos empenhamos com o foco no paciente e na sua reabilitação. A nossa prioridade é promover um atendimento humanizado e proporcionar maior autonomia e qualidade de vida para todos que são atendidos no Ceir”, reforça.  

Fonte: Governo do Piauí

Comente

Pequisar