Estado do Piauí supera 90% de cobertura vacinal em 17 das 24 vacinas monitoradas

Avanços em imunizações reforçam as campanhas para manter proteção coletiva

Por Dominic Ferreira,

O Piauí registrou importantes avanços na cobertura vacinal, alcançando índices superiores a 90% em 17 das 24 vacinas monitoradas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 2024. Ao todo, 23 imunizantes apresentaram crescimento em comparação com 2023, evidenciando o esforço da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) em ampliar o acesso às vacinas.

Foto: Reprodução | Governo do PiauíCobertura vacinal melhora, exceto para a febre amarela cujos dados ainda estão em análise.
Cobertura vacinal melhora, exceto para a febre amarela cujos dados ainda estão em análise.

Entre os destaques estão a vacina contra HPV para meninas, que atingiu 99,55% de cobertura, e a tríplice viral – 1ª dose, com 99,29%. A BCG, usada na prevenção da tuberculose, teve um salto expressivo, passando de 73,85% para 96,06%. Além disso, vacinas aplicadas em crianças, como a Pneumo 10 (1º reforço), alcançaram 97,74% de cobertura, enquanto a DTP, que protege contra difteria, tétano e coqueluche, atingiu 96,66%. Apesar do avanço na maioria dos imunizantes, a cobertura vacinal da febre amarela não teve os dados de 2024 consolidados até o momento, conforme informa Leila Santos, superintendente de Atenção aos Municípios.

Já a vacinação contra a Covid-19 manteve-se estável em 52%, sem variações. Os números refletem o trabalho da Sesapi em reforçar campanhas de conscientização e facilitar o acesso às vacinas. “Os dados refletem o esforço da Sesapi em ampliar o acesso às vacinas e reforçar campanhas de conscientização sobre a importância da imunização. No entanto, alertamos para a necessidade de manter a adesão às vacinas para garantir a proteção da população, especialmente entre crianças, grupo prioritário na maioria das imunizações”, destacou Antonio Luiz Soares, secretário de Saúde do Piauí.

O estado também tem investido em estratégias para alcançar adolescentes e adultos, como a vacinação contra o HPV em meninos, que subiu de 72,17% para 80,45%, e a dTpa para gestantes, que passou de 75,95% para 83,12%. A Sesapi reforça que a vacinação continua sendo a medida mais eficaz para proteger a saúde pública.

Famílias devem ficar atentas ao calendário vacinal e buscar os postos de saúde para garantir que todas as doses recomendadas sejam aplicadas. Com os avanços registrados em 2024, o Piauí segue como referência em imunização e  proteção da população contra diversas doenças.

Fonte: Governo do Piauí

Comente

Pequisar